on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar ar para encontrar uma vazamento de água em uma laje

Atualizado em 17 abril, 2017

Caso descubra que as suas contas de água ficaram mais altas de repente, ou encontre um local no chão que esteja constantemente úmido, é provável que tenha um vazamento de laje. Um compressor de ar e um geofone são usados para identificar a localização exata e assim diminuir os danos causados no solo ao reparar o vazamento. O geofone é um dispositivo de escuta usado por profissionais para localizar vazamentos por baixo de placas. Você pode contratar esses equipamentos especializados para o seu próprio uso, mas este é um trabalho de encanamento que talvez você prefira que seja feito por profissionais.

Instruções

Caso descubra uma mancha no chão, constantemente molhada, talvez seja um vazamento na placa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure pistas de onde provém o vazamento de água, como manchas molhadas no chão que sugiram que o vazamento esteja em algum local próximo. As manchas molhadas não lhe darão a localização exata porque a água pode viajar vários metros até encontrar uma saída, mas elas lhe darão uma ideia de que possa estar próximo. Caso não haja nenhuma mancha, ouça atrás dos vasos sanitários e pias e tente descobrir onde o ruído é mais alto.

    Loading...
  2. Encontre onde os canos percorrem abaixo da laje. Caso tenha acesso à planta da propriedade, ela indicará a disposição da tubulação, mas caso não a tenha, use um detector de canos eletrônico para localizar as tubulações abaixo das placas. Saber onde os canos estão colocados o ajudará a localizar o vazamento mais rapidamente.

  3. Desligue a água na rede principal.

  4. Anexe o compressor de ar na linha de água e bombeie o ar para dentro do sistema a 60 ou 80 psi por 6 cm²..

  5. Abra uma torneira perto de onde você acha que está o vazamento e permita que a água corra até que comece a esguichar. Em seguida, desligue-a e dê tempo para que o compressor se recupere.

  6. Ouça o ar escapando da tubulação, os tubos farão borbulhas e esguicharão por onde está o vazamento. É um barulho diferente que você perceberá facilmente.

  7. Use um geofone para encontrar o ponto exato no chão de onde provém o barulho. Este instrumento é semelhante ao estetoscópio de um médico, e você é capaz de ouvir o vazamento pressionando o sensor no chão.

  8. Levante o piso e conserte o vazamento.

Loading...

O que você precisa

  • Localizador eletrônico de tubulação (opcional)
  • Compressor de ar
  • Geofone

Referências

Loading ...
Loading ...