×
Loading ...

Como encontrar o volume de um tanque cilindro cônico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode não ter ouvido o termo "tanque cilindro cônico" antes, mas você quase certamente já viu um. Uma forma cilindro cônica é apenas um cilindro com um topo pontudo ou cônico. Torres de água, recipientes para grãos, tanques de água domésticos e até mesmo algumas balas são cilindro cônicas. Pelo formato se dividir em um cilindro e um cone, encontrar o volume é simples e envolve a solução de duas equações básicas. Somente habilidades matemáticas básicas estão envolvidas, apesar de uma calculadora ser necessária.

Instruções

As torres de água são exemplos de tanques cilindro cônicos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça a altura do cilindro.

    Loading...
  2. Meça o diâmetro de um dos lados do cilindro até o outro lado, ao longo de uma linha reta que passa pelo ponto central. Isso é o diâmetro do cilindro. Divida o diâmetro por dois para estabelecer o raio.

  3. Calcule o volume do cilindro usando a fórmula: Volume = pi * r^2 * h, onde pi = 3,1415 e r^2 significa raio ao quadrado. Por exemplo, um cilindro com a altura de 10 m e raio de 4 m tem um volume de 502,64: 3,1415 * 4 * 4 * 10 = 502,64 metros cúbicos.

  4. Meça a altura do cone. Substitua a altura do cone e o raio do cilindro na fórmula para o volume de um cone: v = 1/3 (pi * r^2 * h). Por exemplo, considerando a altura do cone 5 m e um raio de 4 m, o volume é 83,77 metros cúbicos porque 3.1415 * 4 * 4 * 5 = 83.77.

  5. Combine o volume do cilindro e do cone para encontrar o volume total. Utilizando os exemplos anteriores, um tanque cilindro cônico com o volume do cilindro de 502,64 metros cúbico e volume do cone de 83,77 metros cúbicos tem um volume total de 586,41 metros cúbicos.

Loading...

Dicas

  • A fórmula completa para o volume de um tanque cilindro cônico é: volume = (pi * r^2 * h) + 1/3 (pi * r^2 * h).

Aviso

  • O volume baseado em medições externas do tanque será maior do que o volume interno. Para compensar, use medições internas ou deduza a espessura da parede do cilindro a partir do diâmetro.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...