Mais
×

Encontre o emprego dos seus sonhos nas redes sociais

Getty Images

Introdução

É inegável que as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia. Graças a elas estamos conectados a tudo que está acontecendo no mundo e podemos interagir com várias pessoas que antes nunca teríamos contato. Que tal aproveitar toda essa revolução da informação a nosso favor e usar nossos contatos para conseguir uma boa oportunidade de trabalho? Para isso devemos seguir certas regras de etiqueta virtual, além de mostrar muito talento, eficiência e principalmente pró-atividade. Siga nossas dicas e corra atrás do emprego dos seus sonhos!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Mantenha seu perfil sempre atualizado

Para conseguir um bom emprego através das redes sociais primeiro devemos começar pelo básico: usá-las corretamente. A rede mais acessada pelos profissionais de Recursos Humanos na hora da contratação é o Linkedin. Lá você está em contato direto com inúmeras empresas de todo o mundo e pode falar diretamente com profissionais importantes do mercado. Para começar a deixar seu perfil completinho, preencha corretamente os cursos que fez, seu nível de estudo, empresas pelas quais você passou e escolha uma foto séria e profissional. Na hora de procurar um emprego a primeira impressão é a que fica, por isso faça o máximo para que seu perfil chame a atenção.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Não poste imagens comprometedoras

Nas redes sociais como Orkut e Facebook temos contatos de todo o tipo: desde amigos, parentes e colegas de trabalho. Às vezes somos levados pelo momento e postamos fotos engraçadas de situações estranhas só para que nossos amigos mais próximos possam se divertir, porém nos esquecemos que existem muitos outros contatos que estarão olhando essa imagem. Quando algum recrutador procurar você numa rede social ele também poderá ver essa brincadeira de mau gosto e ter uma ideia errada de quem você realmente é. Não é necessário ser todo tempo sério nas redes sociais, mas evite passar uma imagem de alguém que só vive de festa.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Fale sobre assuntos interessantes

O mesmo cuidado que você deve ter com as fotos nas redes sociais também é necessário com o que é escrito. Como estamos em contato direto com computadores e celulares, as redes sociais acabam sendo usadas para uma espécie de relato constante do nosso cotidiano. Ninguém quer saber de uma pessoa que só reclama e xinga nas redes sociais. Aproveite para usar esse espaço para assuntos construtivos e positivos. Não se deixe levar por correntes sem fundamento e mostre que você tem conteúdo!

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Atenção para o português correto

As redes sociais como Facebook e Twitter também são uma vitrine da língua escrita. Como estamos sempre conectados digitando textos e respondendo mensagens acabamos desenvolvendo muito mais nossa redação. Quando um profissional de recursos humanos se depara com um perfil de alguém que não sabe escrever corretamente, dificilmente essa pessoa terá alguma chance ao concorrer a uma vaga. Erros de linguagem denunciam uma pessoa desleixada, pouco séria e despreocupada com as regras. A dica para acabar com problemas com a língua portuguesa é simples: leia. Quanto mais você ler, menos erros de português você cometerá nos seus posts.

Comstock/Comstock/Getty Images

Siga perfis que forneçam vagas

Não é só o profissional de recursos humanos que usa as redes socias para preencher vagas. Você também pode fazer o caminho inverso e ir atrás do seu futuro profissional. Procure perfis e grupos que postam oportunidades, como o usuário @trampos, que você pode seguir no Twitter. Investigue também no Linkedin os perfis de empresas que sempre estão contratando. Essas companhias são as mais interessadas em divulgar vagas e preenchê-las rapidamente. Um candidato com iniciativa já começa causando uma boa impressão num processo seletivo. Isso mostra que você tem objetivos claros e é pró-ativo, características valorizadas por todos empregadores.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Interaja com pessoas do meio

A característica principal das redes sociais é o contato fácil com pessoas de todo o mundo, por isso aproveite muito essa facilidade. Entre em contato com profissionais do meio e interaja em comunidades virtuais da sua especialidade. Use a rede para aumentar seus conhecimentos e construir aos poucos uma rede trabalho. Quanto mais gente conhecer você e seu trabalho, muito maiores as chances de que empresas e profissionais entrem em contato interessados numa contratação. Trabalhe no seu marketing pessoal, mas não se exceda forçando amizades e contatos. Para que as interações nas redes sociais sejam legítimas e duradouras é preciso confiança e, para isso, dê tempo ao tempo.

Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Produza conteúdo profissional

Uma forma de se descatar nas redes sociais é produzir seu próprio conteúdo referente ao seu trabalho. Que tal criar um blog ou uma fanpage no Facebook para discutir os temas relacionados ao seu meio profissional? Poste notícias do ramo, escreva artigos, comente as novidades e interaja com outras pessoas. Muitas vezes o que pode começar como um passatempo acaba se transformando em trabalho de verdade, basta apenas se dedicar e levar a sério seus projetos pessoais. Profissionais de recrutamento e o mercado profissional em geral sempre prezam por pessoas ativas e que fazem além do que lhes é pedido. Arregace as mangas e produza conteúdo próprio!

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Deixe seu portfolio acessível

Principalmente para profissões de humanas e que lidam com a criatividade em geral um currículo bem atualizado não basta. É preciso também ter um portfolio com todos seus melhores trabalhos disponível na internet para mostrar para o empregador do que você é capaz. Para quem trabalha com comunicação existem sites como "Behance" e "Cargo Colective", onde você pode subir textos, fotos e vídeos com suas melhores peças. Quem tem pouca experiência profissional não tem desculpa. Suba seus trabalhos de faculdade ou estudos de caso, qualquer coisa que mostre seu talento no seu campo profissional vale para impressionar seu futuro patrão!