Mais
×

Como encurtar um colar

Atualizado em 17 abril, 2017

Encontrar um colar do qual você goste, mas perceber que ele é muito longo, pode ser frustrante, contudo, dependendo do material usado, é possível encurtá-lo com algumas ferramentas básicas. Para aqueles de correntes, pode-se fazer isso sem o uso de nenhum material extra, mas, os com confeitos, com couro, camurça ou fibra, podem exigir o uso delas.

Instruções

Os colares com correntes são mais fáceis de encurtar do que aqueles com fibras ou confeitos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Colar de corrente

  1. Corte o elo que liga a corrente ao fecho, com o cortador de fio, e remova-o do elo quebrado. Repita isso com o outro lado.

  2. Remova um comprimento de corrente igual de cada lado do fecho, pegue o elo de cada lado diminuído com o alicate de ponta fina e o de ponta redonda. Torça-os, para abrir o elo.

  3. Amarre o elo aberto pelo buraco na base do fecho e faça o movimento reverso para fechá-lo novamente. Repita isso com o outro lado do colar. Se os elos forem soldados, conecte as extremidades ao fecho aos elos de metal.

    Colar com confeitos

  1. Corte o fio com o alicate de cada lado do fecho. Remove o excesso de fio e retire um número igual de confeitos dos lados, até chegar à medida desejada.

  2. Passe um passador de confeitos em um dos fios. Passe a ponta por um dos lados e de volta pelo passador. Puxe o fio para apertar a volta e prendê-la no lugar. Repita isso com a outra extremidade do colar.

  3. Corte o fio do comprimento deixando 25 cm a mais do que desejar, caso queira diminuir apenas 5 cm do colar, mas não tenha fio extra para prender no fecho. Passe uma extremidade do fecho pelo novo segmento de fio, como descrito no passo dois, colocando novamente os confeitos e fechando a outra metade do fecho.

    Colares de fibra

  1. Corte um comprimento igual do material nas duas extremidades do colar, usando cortadores de fio ou uma tesoura afiada.

  2. Coloque uma ponta do material em uma extremidade do fio e prenda o centro, para deixá-lo seguro. Repita isso com a outra ponta.

  3. Coloque um elo em cada ponta da abertura com os dois alicates e torça-os, para abri-lo. Passe uma extremidade do fio e um dos lados do fecho pelo elo e faça o movimento inverso para fechá-lo. Repita com o outro lado do colar.

Aviso

  • Mantenha os confeitos e as ferramentas fora do alcance de crianças.

O que você precisa

  • Cortador de fios
  • Alicate com ponta fina
  • Alicate com ponta arredondada
  • Elos
  • Passador de confeito
  • Alicate de fio
  • 2 extremidades de fios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article