×
Loading ...

Como encurtar um vestido de noiva sem costurar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Encurtar um vestido de noiva sem costurar é um projeto que não precisa deixar a noiva e sua ajudante com tremores de ansiedade. Com planejamento e as maravilhas da fita adesiva própria para ferro de passar, o vestido pode ser encurtado sem uma máquina de costura, a noiva ficará feliz, e uma coisa a mais será riscada da lista de tarefas.

Instruções

O comprimento certo de um vestido de noiva reforça seu estilo (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça a futura noiva provar o vestido com os sapatos que usará no casamento.

    Loading...
  2. Vire a barra do vestido para o lado de fora, na altura desejada para a bainha. Meça o quanto ficou virado. Não coloque alfinetes no vestido.

  3. Faça a noiva tirar o vestido e vire-o do avesso.

  4. Marque na parte de dentro do vestido a quantidade virada para cima menos 1 cm, que será a nova altura da barra. Utilize um lápis marcador que desparece para desenhar essa linha ao redor da extremidade na parte de baixo do vestido.

  5. Corte nessa linha com a tesoura para tecido.

  6. Teste o processo de colagem no pedaço de tecido que foi removido da barra do vestido. Leia as instruções da embalagem e faça diversas “bainhas” no retalho de tecido para praticar antes de trabalhar no vestido propriamente dito. Coloque a fita sobre o tecido, com o lado do papel virado para cima. Passe a ferro a parte da fita com papel, deixe esfriar e depois remova o papel. Dobre o tecido por cima, para que a fita fique escondida entre as camadas, e passe novamente. É uma boa ideia utilizar um retalho de tecido fino de algodão entre o tecido e o ferro, como por exemplo uma fronha velha. Continue testando até que você tenha descoberto a temperatura correta, que produza no seu tecido uma colagem consistente por toda a tira de fita.

  7. Vire a barra do vestido para cima 1 cm para dentro para criar a bainha.

  8. Coloque a fita com o lado com papel contra a superfície do tecido, no espaço deixado para a barra de 1 cm no lado avesso do vestido. Alinhe uma ponta da fita próximo à extremidade cortada da barra e utilize o ferro para colar no lugar. Não passe a ferro sobre a bainha marcada.

  9. Remova o papel. Dobre o tecido para cima ao longo da bainha e pressione novamente para colar as duas camadas de tecido juntas. Isso cria a barra.

Loading...

Dicas

  • A fita adesiva própria para ferro de passar pode ser encontrada online em lojas fornecedoras de cortinas e em lojas de tecidos.
  • Passar a barra de um vestido de noiva fica mais fácil se você tiver um espaço grande para trabalhar. Cubra a mesa com uma toalha, cubra a toalha com um lençol de algodão limpo e prenda-os na extremidade da mesa para mantê-los no lugar.

Aviso

  • Fita adesiva que derrete na base do ferro de passar é muito difícil de remover. Utilize um tecido para passar pra evitar que isso aconteça.
  • Não passe o ferro sobre as linhas desenhadas pelo lápis marcador; isso pode fazer com que as linhas se tornem permanentes. As marcas desaparecerão com a luz até ficarem invisíveis, mas você também pode apagá-las com a borracha que vem com o marcador.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Fita adesiva própria para ferro de passar com papel no verso
  • Lápis para marcar tecido
  • Tesoura para tecidos
  • Retalho de tecido fino de algodão
Loading ...
Loading ...