×
Loading ...

Como endereçar convites de formatura de forma adequada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As formaturas da universidade e do ensino médio são marcos e, sendo assim, os convites para esses eventos tradicionalmente seguem regras formais de etiqueta. Essas normas não se aplicam somente às convocações para a cerimônia, elas também servem para a festa que acontece depois e para os anúncios de formatura. Siga cuidadosamente o procedimento para escrever os convites a fim de evitar ofender os convidados e demonstrar o seu domínio das regras de etiqueta que você precisará conhecer como um adulto.

Instruções

Escreva os convites de formatura de modo adequado (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha uma caneta de tinta azul ou preta que não borre ou manche o outro lado do papel. Se você tiver uma boa caligrafia, use uma caneta-tinteiro.

    Loading...
  2. Escreva os títulos e os nomes dos convidados no envelope externo. Por exemplo, você pode endereçar o convite aos "Sr. e Sra. José Silva" ou à "Srta. Sara Bicalho".

  3. Escreva os endereços nas linhas abaixo do nome.

  4. Escreva os nomes de todos os convidados da família no envelope interno e, se as crianças estiverem incluídas, os delas também devem aparecer nesse local na linha abaixo dos nomes dos pais. Refira-se às pessoas de forma informal nessa parte do envelope. Por exemplo, dirija-se à "Tia Carol", ao "Vovô e Vovó", a "João e Sílvia" ou ao "Alan Borges".

  5. Coloque o convite no envelope interno, com a frente virada para a aba dele. Ponha esse envoltório dentro do envelope externo, com a parte frontal virada para a aba dele.

  6. Afixe uma etiqueta de endereço de devolução no canto superior esquerdo do envelope externo ou no centro da aba na parte de trás dele. Escolha um rótulo que seja de bom gosto e relativamente formal. Se você não tiver nenhum, escreva o endereço de devolução à mão e coloque todas as abreviações como você fez ao endereçar os convites.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta de tinta azul ou preta
  • Convites com envelopes internos e externos

Referências

Loading ...
Loading ...