O endereço de IP do Gmail é rastreável?

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O endereço de IP do Gmail é rastreável?
O Gmail pertence ao Google (Feng Li/Getty Images News/Getty Images)

Qualquer e-mail é rastreável a partir do endereço de IP de seu servidor. O Gmail, o webmail do Google, não é diferente de outros sistemas de e-mail neste aspecto, uma vez que o Gmail precisa seguir os protocolos convencionais de e-mails e comunicação de rede. No entanto, para a maioria dos usuários não é possível encontrar o endereço de IP de um remetente do Gmail.

Outras pessoas estão lendo

Endereço de IP

O endereço de IP é um identificador exclusivo de um computador conectado à Internet. Sem um endereço IP, nenhum computador pode receber ou transmitir dados através da Internet. A comunicação segue o modelo "cliente-servidor", onde o cliente envia uma solicitação para um destino e recebe de volta uma resposta do servidor. As duas mensagens não estão ligadas, então a mensagem vinda do cliente precisa ter o endereço de IP para que o servidor saiba para onde enviar a resposta.

Endereço de IP do Gmail

Usuários do Gmail acessam suas contas através da página do Gmail (www.gmail.com). Outros sistemas de e-mail precisam baixar a mensagem para um programa de e-mail (cliente) no computador do usuário. No entanto, com o Gmail, este programa de e-mail fica hospedado nos servidores do Google. Os servidores de e-mail que enviam mensagens para o Gmail precisam saber o endereço de IP do servidor do Gmail, em troca, o servidor do Gmail precisa saber o IP do servidor de e-mail do cliente de mensagens do Gmail, mas nenhum destes envolvidos precisa saber o endereço de IP do computador que o usuário está utilizando para acessar sua conta

Conta do Gmail

O Gmail não armazena um relatório (log) com o endereço de IP do usuário. Isto porque um usuário pode acessar sua conta a partir de qualquer local para ler seus e-mails. Desta forma, se o Gmail registrasse um endereço de IP para cada usuário, restringindo o acesso desta conta a partir de apenas um único endereço de IP, a popularidade do sistema seria reduzida. Portanto, o Gmail não associa IP de forma definitiva a nenhuma conta. Ninguém pode descobrir qualquer detalhe do usuário de uma conta do Gmail, a não ser que o proprietário da conta informe isto voluntariamente.

Endereço IP do e-mail

O cabeçalho de um e-mail contém o endereço do remetente (De) e o endereço do Destinatário (Para), um segundo e um terceiro campo de endereços (CC e CCO) e o campo "Assunto". No entanto, o cabeçalho completo de um e-mail mostra muito mais informações sobre sua trajetória do que o que está visível imediatamente no e-mail recebido. O remetente de um e-mail pode optar por ver seu cabeçalho completo e então será possível ver o trajeto desde sua saída até seu recebimento, com o endereço de IP de todos os servidores pelo qual ele passou e também o endereço de IP de onde o usuário enviou o e-mail.

IP do usuário

O proprietário de uma conta do Gmail não deve se preocupar com o fato do seu endereço de IP aparecer no cabeçalho completo de cada e-mail que ele envia. A maioria dos provedores de Internet não provê um IP fixo para cada um de seus clientes, mas sim um endereço aleatório (IP dinâmico), a partir de uma classe de IPs designados ao provedor. Desta forma, o receptor de um e-mail do Gmail pode detectar apenas o provedor de Internet que originou o e-mail, e não o computador do qual ele foi enviado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível