on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que usar para endurecer a aba ao costurar um chapéu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazendo seus próprios chapéus, você pode mostrar seu estilo pessoal e coordenar looks completos. Existem modelos de chapéus, mas fazer seu próprio desenho pode ser ainda mais interessante para quem tem criatividade. Existem diversas maneiras de endurecer abas de um chapéu de tecido costurado.

Existem diversas maneiras de endurecer as abas de um chapéu enquanto é costurado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Talagarça

A talagarça é um tecido entrelaçado extremamente rígido, normalmente feito de algodão. Ele normalmente é enrijecido com gome, permitindo que o chapéu forme um bloco ou outra forma, quando seco no local. Depois de seca, a talagarça mantém a forma. Use o tecido na aba enquanto estiver costurando e faça a forma que deseja para a aba. Esse tecido funciona bem para chapéus de estações como usados para o sol, chapéus de fantasias e bonés de beisebol.

Loading...

Camadas múltiplas

Outra maneira de endurecer um chapéu é usar diversas camadas de tecido na área que precisa ficar mais rígida, depois, juntar todas as camadas com linhas próximas de costura. Por exemplo, para um chapéu em forma de balde, use duas camadas de tecido para a parte principal e cinco ou seis para a aba. Costure as camadas da aba com diversas costuras paralelas. Esse método endurece bem a aba, mantendo o visual flexível desse tipo de chapéu.

Produto para endurecer

Produtos para endurecer ou mudar o tamanho vêm em spray ou com aplicadores em forma de escova. Você também pode usar goma em spray. Esses produtos são particularmente eficazes em tecidos macios como o feltro. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo, pois alguns produtos requerem que o chapéu esteja completamente seco, e outros funcionam na peça molhada.

Base

Outra forma de endurecer uma aba de chapéu é usando um enchimento rígido. Esse enchimento usado para coleiras e revestimentos funciona, mas não tão bem quanto o usado em artesanato. Procure em lojas de tecidos e de artesanato por bases usadas para fazer bolsas e caixas. Esse produto também pode ser usado para abas de chapéus.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...