Como a energia solar é produzida

Escrito por liisa sullivan | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a energia solar é produzida
Usar a energia solar é algo simples (Comstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Entendendo a energia solar

Produzir energia solar é simplesmente usar a luz do sol que atinge a face terrestre. Agora, mais do que nunca, isso se tornou uma importante alternativa para geração de energia. Ela pode ser usado em duas diferentes maneiras — como uma fonte de aquecimento e como fonte de energia. Ela pode ser usada para gerar calor, iluminação e eletricidade. Entender como funciona essa importante fonte de energia é apenas o começo.

Aproveitando a energia solar

A energia solar é produzida através da radiação solar. Os raios solares viajam através das camadas mais altas da atmosfera terrestre. Uma vez que os raios solares tenham atingido a superfície terrestre, eles precisam ser capturados para que possam se tornar uma fonte de energia utilizável. Na superfície terrestre, os raios solares são chamados de radiação infravermelha, radiação esta que é capturada através da ajuda de celulas fotovoltaicas ou células solares.

Convertendo os raios

Uma vez capturados, os raios solares são absorvidos dentro das células fotovoltaicas/solares. Essas células fotovoltaicas/solares são usadas para converter a energia solar em energia elétrica. Essas células são dispositivos não mecânicos feitos de ligas de silício. A maioria dos coletores de energia solar se assemelha a caixas pretas e planas que ficam sobre os telhados das construções. Na maioria dos casos, há tubos dentro das caixas que contêm líquidos que, por meio destes, transferem o calor da caixa para dentro das construções. Esse líquido aquecido serve para aumentar a temperatura da água em tanques ou passa através de radiadores para esquentar o ar.

Vantagens da energia solar

O clima e a localização no planeta são os fatores mais importantes para determinar quão eficazmente esse processo de geração energética funcionará. A maior vantagem da energia solar é que os raios solares são abundantes na maior parte do mundo. Além disso, não são necessários equipamentos volumosos para armazenar a energia. As células fotovoltaicas podem ser montadas sobre casas, fábricas e outros tipos de construções para obter energia elétrica. A mais importante característica é que a produção de energia solar não causa prejuízos ambientais ao planeta.

Usando a energia solar

Uma vez que as células fotovoltaicas tenham realizado a conversão, a energia é armazenada até que esteja pronta para ser usada. A quantidade de energia que pode ser gerada por essas células depende da quantidade de raios solares que incide sobre as células solares. Isso varia baseado na localização, no número de horas de luz por dia, no clima e em outros fatores. A energia solar é uma das mais importantes alternativas energéticas disponíveis atualmente. A energia solar pode ajudar a diminuir o uso de combustíveis fósseis em vários países no que se trata de produzir energia elétrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível