Engasgamento

Escrito por sandra ketcham | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Engasgamento
O engasgamento afeta pessoas de todas as idades (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

O engasgamento é a incapacidade de respirar devido a um bloqueamento, inchaço ou constrição da traqueia. Ele é considerado uma emergência médica que pode resultar em dano cerebral ou morte. Durante o engasgamento, o ar não chega aos pulmões, o que leva à redução da oxigenação do sangue e órgãos vitais. Se as vias aéreas não forem rapidamente desobstruídas, a pessoa morre. O engasgamento afeta pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em crianças. A prevenção e o tratamento do engasgamento podem salvar milhares de vidas por ano.

Outras pessoas estão lendo

Significância

De acordo com a Cruz Vermelha Americana, mais de três mil pessoas morrem de engasgamento todo ano. A causa mais comum de engasgamento não fatal é a comida, responsável por aproximadamente 70% de todos os casos de engasgamento que chegam às unidades de emergência do país. Esse número é alarmante, principalmente se considerarmos que esse é o caso mais comum de ser evitado. Muitas pessoas que engasgam podem ser tratadas com sucesso e não sofrem danos permanentes, mas outras sofrem danos cerebrais, neurológicos ou outros tipos de danos permanentes. Milhares morrem.

Engasgamento
Muitas pessoas que engasgam sofrem danos permanentes (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Tipos

Existem quatro tipos principais de engasgamento: o que ocorre por obstrução mecânica, o que ocorre por inchaço na garganta, estrangulamento e engasgamento devido à apneia obstrutiva do sono. O engasgamento por obstrução mecânica resulta do bloqueio das vias aéreas da pessoa causado por um objeto estranho, como uma bolinha de gude ou comida. O engasgamento também pode ser causado por uma infecção, que faz o tecido da garganta inchar e impedir a respiração. Esse tipo também pode ser causado por uma reação alérgica. O estrangulamento ocorre quando uma pressão externa bloqueia a traqueia e impede a entrada de ar. Finalmente, a apneia obstrutiva do sono causa o engasgamento durante o sono, quando os tecidos do corpo bloqueiam as vias aéreas. Esse tipo é mais comum em homens obesos e naqueles que dormem de costas. Outros riscos de apneia do sono são o tabagismo, doença pulmonar e uso abusivo de álcool. A apneia obstrutiva do sono causada pelo fumo é o único tipo de caso que não é considerado uma emergência médica, embora também necessite de tratamento médico.

Engasgamento
O tabagismo também pode provocar engasgamento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Aspectos

O engasgamento, independentemente da causa ou tipo, corta o fornecimento de ar aos pulmões e reduz a oxigenação sanguínea. Os sinais de uma obstrução completa das vias aéreas são a incapacidade de falar ou pedir ajuda, arroxeamento ao redor da boca ou do rosto devido à falta de oxigênio, apalpar a garganta numa tentativa de parar o engasgamento e respiração difícil, que provoca um chiado agudo. O próximo sintoma é geralmente a perda de consciência. Durante um episódio de apneia obstrutiva do sono, a pessoa pode arfar, parar de respirar completamente ou acordar bruscamente, às vezes com as mãos na garganta ou peito. Dormir durante o dia também é outro sintoma comum de apneia do sono. Nos casos de engasgamento devido à infecção, outros sintomas também estão presentes, como febre e sinais de doença. Reações alérgicas graves podem causar inchaço facial ou urticária, mas às vezes o engasgamento é o primeiro sintoma.

Engasgamento
O engasgamento pode levar à perda de consciência (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Advertência

O engasgamento, exceto durante um episódio de apneia do sono, é uma emergência médica e requer atenção médica imediata. O engasgo prolongado, mesmo quando o paciente sobrevive, pode resultar em dano cerebral ou neurológico devido à pouca oxigenação do cérebro e outros órgãos durante o episódio. Uma ambulância deve ser chamada rapidamente quando alguém começa a se engasgar, e a tentativa de remover algo da garganta deve apenas ser feita se o objeto for claramente visível e acessível. Sem o devido cuidado ao tentar remover o objeto da garganta para promover novamente a respiração, o item pode ser empurrado mais para dentro da garganta. Isso pode dificultar mais a sua retirada e complicar a situação quando chegar a ajuda médica.

Engasgamento
Uma ambulância deve ser chamada rapidamente (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Prevenção/solução

A prevenção deve ser a maior das preocupações em casa, especialmente em casas com idosos e crianças pequenas. De acordo com o Centros de Prevenção e Controle de Doenças, bebês menores de um ano são os que correm maior risco. A maior parte do engasgamento em crianças pequenas ocorre com comida, e esse caso é o mais fácil de evitar. As crianças devem ser supervisionadas o tempo todo quando se alimentam ou brincam, e não se deve dar a elas alimentos como uvas passas, uvas, fatias cruas de cenoura ou cachorros quentes. Nenhuma criança menor de três anos deve ter contato com brinquedos que tenham peças pequenas, não importa se a criança parecer madura. Adultos podem engasgar com comida também e devem evitar o consumo exagerado de álcool antes e após a alimentação. Crianças e adultos devem evitar falar e rir de boca cheia. Evitar o uso de álcool, fumo e sedativos antes de dormir pode algumas vezes evitar o engasgamento causado pela apneia do sono. O tratamento varia de acordo com o caso, mas o auxílio médico deve ser chamado nos primeiros sinais de engasgamento. A manobra de Heimlich deve ser feita em qualquer um que estiver engasgado. A traqueotomia é geralmente feita por médicos no local antes do transporte, se o engasgamento não puder ser resolvido imediatamente de outra forma. O tratamento do inchaço na garganta causado por reações alérgicas pode às vezes ser tratado com medicamentos. Pessoas com apneia do sono podem receber um equipamento para usar durante o sono que cria uma pressão positiva nas vias aéreas e fornece uma mistura saudável de ar e oxigênio.

Engasgamento
A manobra de Heimlich deve ser aplicada (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível