Mais
×

Como engomar um chapéu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Engomar um chapéu é uma ótima maneira de moldá-lo da maneira que você quiser. Você pode engomar um boné de beisebol para que a aba fique com a curva perfeita ou um chapéu flexível que, se não engomado, seria difícil de ser usado. É possível comprar a goma pronta, mas é mais fácil e barato fazê-la em casa.

Instruções

Engomar um chapéu ajuda a mantê-lo em sua forma (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Faça a água de amido. Ferva 3 ¾ copos de água em uma panela. Enquanto a água ferve, faça uma pasta de amido acrescentando uma colher de sopa de amido de milho em uma colher de sopa de água fria, misturando até virar uma pasta. Acrescente a pasta à água fervente. Misture o composto continuamente até que a pasta se dissolva. Cozinhe em fogo baixo até engrossar o líquido. Deixe esfriar, depois, despeje em um frasco de borrifar.

  2. Modele o chapéu. Antes de você engomar seu chapéu, decida a forma em que você quer que ele fique depois de rígido. Modele-o cuidadosamente da maneira que quiser antes de borrifar a goma. Use um elástico para curvar a aba de um boné.

  3. Borrife o chapéu levemente depois que for moldado e deixe descansar a noite toda. No dia seguinte, o chapéu estará na forma em que você o moldou.

Dicas

  • A goma precisará de tempo para deixar o chapéu firme na forma desejada. Geralmente, são necessárias quatro horas, no mínimo, até que ele fique pronto.

O que você precisa

  • Amido de milho
  • Água
  • Frasco de borrifar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article