Mais
×

Como engomar peças de crochê

Muitas vezes, é necessário engomar itens feitos de crochê, como ornamentos de Natal ou toalhinhas de mesa, para que eles continuem com a forma desejada. Existem muitas gomas fabricadas comercialmente disponíveis para isso, mas as pessoas mais econômicas sabem que não não é preciso gastar dinheiro nesses produtos. Os entusiastas do crochê têm usado materiais feitos em casa para engomar seus tesouros feitos à mão há décadas. Você pode fazer sua própria solução engomadora com alguns materiais simples que provavelmente já estão em sua despensa.

Instruções

Faça seu próprio engomador de crochê com materiais domésticos comuns (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Adicione ¼ de xícara de amido de milho e uma xícara e meia de água fria a uma panela grande. Misture até que a solução esteja uniforme e sem caroços. Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo constantemente, até que o amido de milho esteja dissolvido e a mistura esteja grossa e transparente. Remova do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Mergulhe o item de crochê na solução. Aperte-o para remover o excesso de líquido com cuidado, sem torcer. Modele de acordo com os padrões da peça ou como você faz normalmente e deixe secar completamente. Essa solução não é permanente e sai com água, então é melhor para peças que exigem lavagem ocasional, como toalhinhas de mesa. Engome o item novamente após lavá-lo.

  2. Combine uma xícara de cola branca líquida com uma xícara de água em uma tigela grande. Mergulhe a peça de crochê na solução. Aperte cuidadosamente para remover o excesso, mas não torça. Modele o item como faz normalmente ou de acordo com os padrões de costura. Deixe-o secar completamente. A peça final parecerá com plástico, então o engomador de cola é bom para itens tridimensionais, como cestas ou enfeites de festas de final de ano.

  3. Combine uma xícara de açúcar com uma xícara de água em uma panela grande. Ferva ligeiramente. Remova a solução do fogo e deixe-a esfriar apenas o suficiente para que você possa tocá-la. Mergulhe o item de crochê na mistura. Remova o excesso do líquido apertando cuidadosamente, sem torcer. Modele a peça conforme o padrão ou como sempre faz. Deixe-a secar completamente. Esse engomador é bom para qualquer item ao qual você gostaria de acrescentar um acabamento brilhoso, como toalhinhas de mesa ou flocos de neve de crochê. Ele não é prático se você possui um animal de estimação que talvez queira comer o crochê, pois ele ficará doce.

  4. Estenda seu item de crochê em uma superfície plana. Borrife-o levemente com spray para cabelos. Vire a peça e borrife o outro lado também. Arrume e modele o item normalmente e deixe-o secar. Esse engomador é melhor para peças que exijam um acabamento mais rígido, como flocos de neve de crochê e decorações de Natal.

  5. Ferva uma xícara de água em uma panela grande. Remova-a do fogo. Misture uma xícara de sulfato de magnésio até que ele esteja dissolvido. Deixe a solução esfriar apenas o suficiente para que você possa tocá-la. Mergulhe o item de crochê no engomador. Remova o líquido em excesso apertando-o gentilmente, sem torcer. Modele a peça como quiser ou seguindo as instruções do padrão. Deixe-a secar completamente. Use esse engomador não permanente para itens como toalhinhas de mesa, que devem ser lavadas de vez em quando. Reaplique a goma ao item após lavá-lo.

Dicas

  • Armazene o excesso dos engomadores feitos com cola, amido de milho, açúcar ou sulfato de magnésio em um recipiente hermético na geladeira por até duas semanas.
  • Ligue um pequeno ventilador próximo à peça engomada úmida para acelerar o processo de secagem. Você também pode usar um secador de cabelos.
  • Se utilizar alfinetes para modelar ou manter a peça de crochê estática, sempre use alfinetes anti-ferrugem, para evitar manchas, pois elas costumam ser permanentes.

O que você precisa

  • Amido de milho
  • Água
  • Cola branca líquida
  • Açúcar
  • Spray para cabelo
  • Sulfato de magnésio
  • Alfinetes anti-ferrugem (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article