Mais
×

Como fazer engrenagens com papelão ondulado

Atualizado em 20 julho, 2017

Veja uma maneira fácil e barata para demonstrar como funcionam as engrenagens. Você pode querer fazer as engrenagens em vários tamanhos para demonstrar como engrenagens de bicicleta facilitam para pedalar na subida. Além disso, esta é uma ótima maneira de reciclar caixas de papelão velhas!

Instruções

Aprenda a fazer engrenagens com papelão ondulado (Rounded Corrugated Cardboard image by Andy Dean from Fotolia.com)
  1. Escolha um pedaço de papelão ondulado. Deve ser pelo menos de 30,48cm em um dos lados, que é perpendicular às ondulações. Em outras palavras, ao longo desse lado de 30,48cm você verá as linhas onduladas e ondulantes da ondulação. Você não tem que usar um pedaço grande de papelão; pode usar diversos pedaços pequenos.

  2. Use o compasso para desenhar círculos em uma parte do papelão ondulado (sugestão de tamanhos diversificados para começar: 3,81cm de diâmetro, 5,72cm de diâmetro e 7,92cm diâmetro). Você pode cortar tantos círculos quantos deseja e pode experimentar com os tamanhos dos círculos. (Dica: certifique-se de empurrar a agulha do compasso no papelão suficiente para que ele deixe uma marca visível. Você vai precisar saber onde está o centro do círculo quando for montar as engrenagens).

  3. Use a tesoura para cortar os círculos. (Dica: você pode achar mais fácil de recortar em torno deles primeiro. Em seguida, acerte e apare o formato).

  4. Use um estilete afiado, navalha ou lâmina de barbear para cortar uma tira fina de uma extremidade do papelão. Você vai cortar atravessando todo o ondulado. A tira deve ter pelo menos 2mm de espessura, mas não mais de 0.64cm. Depois de cortar a tira, remova o papel marrom de um dos lados.

  5. Enrole a tira fina em torno de um dos círculos e apare as extremidades para que se encontrem e estejam alinhadas. Use cola branca para colar a tira ao redor do círculo.

  6. Use um pedaço de fita para segurar as extremidades da tira em torno dos círculos enquanto a cola secar.

  7. Faça essas mesmas etapas para todos os seus círculos de modo que tenha um conjunto de engrenagens.

  8. Use alfinetes para fixar as engrenagens em um pedaço de papelão. Use o buraco deixado no centro pelo compasso como seu guia para inserir o pino. As engrenagens devem deslizar facilmente sobre a tachinha. Se não o fizerem, mova o pino no furo um pouco para ampliar o orifício ligeiramente. Você pode adicionar um cabo para qualquer uma das engrenagens inserindo uma tachinha perto da borda externa. Assim que você girar o cabo, todas as engrenagens devem mover-se. Se não se moverem, ajuste as engrenagens um pouco. As ondulações devem encaixar-se para que as engrenagens girem facilmente.

O que você precisa

  • Papelão ondulado
  • Compasso
  • Régua
  • Tesoura
  • Estilete afiado, navalha ou lâmina de barbear
  • Cola branca
  • Alfinetes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article