on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como engrossar o caldo de um ensopado de carne

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O ensopado é uma refeição quente e farta, que tipicamente fornece um caldo grosso, parecido com um molho, com diversos ingredientes, como batatas, cebolas, cenouras e carne. Pode-se usar um agente espessante, como farinha ou purê de legumes, para alterar a consistência de um caldo aguado, de forma que a textura engrosse antes de servir.

Instruções

Use farinha ou vegetais para engrossar um ensopado de carne (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escorra o caldo do ensopado, para separá-lo dos outros ingredientes. Despeje o caldo em uma caçarola diferente. Coloque-a em fogo alto e deixe ferver.

    Loading...
  2. Combine 1 colher de sopa de farinha e 3 colheres de sopa de água fria em uma tigela. Misture a farinha na água até que esteja completamente dissolvida. Outra opção é fazer um purê com ingredientes do ensopado, como batatas ou cenouras, para usar como um agente espessante.

  3. Despeje a mistura no caldo fervente, 1 colher de sopa de cada vez. Mexa o caldo frequentemente, para evitar que se formem grumos. Quanto mais mistura de farinha você acrescentar ao caldo, mais espesso ele vai ficar.

  4. Abaixe o fogo e deixe o caldo fervilhar. Acrescente os ingredientes do ensopado de volta ao caldo. Continue a misturá-lo, para manter uma textura uniforme e espessa.

  5. Remova o ensopado do fogo e deixe-o esfriar por cinco minutos, depois de terminado. Deixar seu ensopado esfriar permite que o caldo engrosse ainda mais.

Loading...

O que você precisa

  • Caçarola
  • Farinha
  • Água fria

Referências

Loading ...
Loading ...