Educação e ciência

O que é um ensaio de percolação do solo?

Escrito por carrie perles Google | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros

Um ensaio de percolação do solo, ou teste de perc, é uma forma de avaliar a taxa de absorção do solo em uma determinada área. Esse tipo de ensaio é importante porque as fossas sépticas não podem ser projetadas adequadamente sem a compreensão da taxa de absorção do solo. Os órgãos fiscalizadores exigem que todos os terrenos passem por um ensaio de percolação antes de receberem uma fossa séptica e, mesmo que o proprietário da área não pretenda construir uma fossa desse tipo, o teste de perc pode ser benéfico para determinar a qualidade do solo em um determinado ponto do terreno.

Outras pessoas estão lendo

Perfuração

O primeiro passo para fazer o ensaio consiste na perfuração de orifícios no solo, no mínimo três. As medidas deles podem variar de 15 cm a 1,2 metros de diâmetro e de 90 cm a 6 metros de profundidade. Em seguida, é colocada água dentro dos buracos feitos e os examinadores marcarão o tempo que o solo gasta para drená-la completamente. Essa medição permite que os examinadores calculem, matematicamente, a taxa de absorção de toda a área.

Análise de solo

Durante o ensaio, os examinadores também irão categorizar as diferentes camadas de solo em tipos. Por exemplo, elas podem ser compostas de "lama", "barro", "argila" ou "areia" — algumas serão uma mistura desses tipos. Pode ser que cada buraco apresente um tipo diferente de solo e, nestes casos, talvez seja necessário fazer novas análises.

Diferenças entre os tipos de ensaios

Os ensaios e seus resultados podem ser diferentes, dependendo da finalidade de cada um deles. Se o projeto a ser construído incluir aparelhos que precisam de água para funcionar — como lava-louças, máquinas de lavar roupa ou cozinhas comerciais —, a taxa de absorção deve ser mais alta para acomodá-los. As fossas sépticas verticais também exigem taxas de absorção mais elevadas que a maioria das tubulações que devem ficar mais próximas à superfície.

Resultados distorcidos

Às vezes, os resultados de um ensaio de percolação podem estar incorretos. Por exemplo, se for usado uma perfuratriz de solo ou um trado para cavar os buracos, a ferramenta pode misturar a porção de terra nos cantos à medida em que o orifício estiver sendo aberto, o que pode resultar numa alteração significativa nos resultados. Estes são mais susceptíveis de serem deturpados se o ensaio for feito por alguém sem experiência para tal. Os analistas de solo são licenciados e têm experiência para trabalhar com os detalhes técnicos que fazem parte de um teste de perc.

Importância

Embora um ensaio de percolação do solo possa ser um investimento caro, ele não deixa de ser um investimento. O teste determina o valor do terreno, já que, para os investidores, a qualidade do solo é de extrema importância. Para os proprietários que pretendem construir, definitivamente é necessário conhecer bem a área. Na verdade, legalmente, um terreno deve ser submetido a um ensaio de percolação para que seja liberada a construção de fossas sépticas e a instalação de certos aparelhos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media