O que é um ensaio reflexivo?

Escrito por serena spinello | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um ensaio reflexivo?
O que é um ensaio reflexivo? (thinking image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Um ensaio reflexivo é uma forma de escrita que envolve basicamente as suas opiniões e impressões sobre um determinado assunto, e tem como objetivo não apenas discutir o que você aprendeu, mas transmitir experiências pessoais e as conclusões resultantes.

Outras pessoas estão lendo

Significado

Escrever um ensaio reflexivo é a sua chance de revelar e falar sobre sua visão pessoal sobre um tópico, e é usado ​​como uma espécie de auto avaliação, pois lhe permite discutir suas experiências e dizer o que lhe acrescentaram. Pode-se pedir que você escreva um ensaio reflexivo após terminar um curso, concluir um projeto ou participar de algum tipo de experiência, e ele consiste em dar suas opiniões individuais sobre o assunto e uma explicação de sua postura. O objetivo desse ensaio é transmitir com sucesso suas próprias crenças, atitudes e observações e, em alguns deles, você precisará sustentar suas conclusões por meio de citações de livros, revistas, artigos e outros recursos. Um ensaio reflexivo deve refletir seus próprios pensamentos sobre o assunto e não o de outras pessoas.

Função

Um ensaio reflexivo concentra-se em suas ideias e reflexões sobre um tema, mas você deve mostrar a seus leitores porque os seus argumentos são válidos. Para isso, as informações que o levaram às suas conclusões devem ser incluídas no trabalho, pois ter referências aumenta sua credibilidade e irá demonstrar à audiência que suas conclusões resultam tanto de fatos quanto de experiências pessoais. Um bom ensaio reflexivo inclui uma interpretação perspicaz do assunto em questão, e os sentimentos e experiências sobre os quais você escreve no ensaio devem ser baseados em sua própria percepção, mostrando aos leitores por que sua revelação é significativa em uma escala maior. O ensaio deve comunicar a importância do tema, bem como suas considerações sobre ele.

Tipos de ensaio

O ensaio reflexivo é designado para diversos temas e é utilizado com frequência em inscrições para faculdades. Você pode ter que escrever sobre uma experiência que mudou sua vida ou uma pessoa que teve um grande impacto sobre você. É importante incluir uma introdução que explica o porquê da escolha do tema e por que ele é importante para você e, embora o ensaio seja de natureza pessoal, ele deve agradar a quem o lê. Antes de escrever um ensaio reflexivo, é uma boa ideia fazer uma lista enumerando todos os materiais e fontes relevantes que você pretende utilizar — um esboço lhe ajudará a organizar seus pensamentos e funcionará como um modelo para seu ensaio.

Características

Apesar de ensaios reflexivos nem sempre terem uma estrutura definida, há certos formatos e parâmetros que precisam ser seguidos. O parágrafo de introdução, por vezes referido como hipótese ou tese, deve informar o leitor sobre o tema e também despertar seu interesse. Depois que ele terminar de ler a introdução do ensaio, deve se interessar em ler o resto, e o desenvolvimento do ensaio reflexivo deve revelar suas ideias e experiências com o assunto sobre o qual você está escrevendo. Se você escrever sobre um evento, descreva sua progressão, incluindo aspectos diferentes da experiência e como ela moldou suas conclusões. Na conclusão do ensaio reflexivo, reflita sobre o tema e discuta que impacto ele teve sobre você, bem como o impacto que ele provavelmente pode ter para os outros.

Considerações

Tal como em outros tipos de ensaios, ao escrever um ensaio reflexivo, certifique-se de que ele está devidamente formatado para atender às normas acadêmicas. Você talvez precise seguir as regras da ABNT, e é importante que você obedeça as normas de maneira consistente ao longo do ensaio, utilizando as regras específicas de formatação, espaçamento e citação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível