Ensinando as crianças sobre os ímãs

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por débora sousa
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Ensinando as crianças sobre os ímãs
As crianças podem aprender acerda dos ímãs brincando

Os ímãs fascinam as crianças por causa das propriedades interessantes que eles contêm. Para elas, as forças que os ímãs possuem - empurrar e puxar um ao outro, grudar em alguns objetos, mas não em outros - oferecem inúmeras questões a serem ponderadas. Os metais ricos em ferro como os que compõem a maioria dos ímãs permanentes orientam os elétrons que juntos criam o campo magnético. No início as crianças podem preferir brincar com os ímãs do que aprender. No entanto, com atividades divertidas elas irão aprender brincando.

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Explorações

Para as crianças, aprender sobre ímãs deve incluir algum tempo para explorar as suas propriedades e a maneira como eles reagem, ou não, a materiais de todos os tipos. Adquira ímãs de todos os tipos. Materiais típicos de ciência de equipamentos do ensino fundamental como um ímã em barra e em forma de ferradura são um começo. A esses, adicione os ímãs comuns de geladeira, os de fitas de artesanato ou discos, e ímãs extra fortes para esconder chaves ou outros ímãs fortes.

Com os ímãs, ofereça a cada grupo de crianças um recipiente cheio objetos de metal e não metal para experimentação e observação. Certifique-se de adicionar alguns objetos de metal em que os ímãs não grudam, como as moedas, joias e chaves para instigar a curiosidade e questões. Peça para as crianças criarem um gráfico simples que lista em palavras ou imagens os objetos magnéticos e os não magnéticos.

Explicações

Quando a curiosidade das crianças permanece acima das sessões de exploração, comece a explicar a ciência por trás das estranhas propriedades magnéticas que elas testemunharam. Explique que os ímãs vêm de materiais naturais da terra e que existem há milhares de anos. Ensine-as que apenas alguns materiais da terra contêm a propriedade magnética e que todo o nosso planeta tem uma força magnética. Os ímãs também partilham de outra qualidade da Terra, porque ambos têm o pólo norte e o pólo sul.

Peça às crianças para explicarem todos os tipos de objetos em que os ímãs grudaram na atividade de exploração. Faça-as entender que os ímãs grudam apenas aos objetos feitos de materiais como o níquel, o ferro e o aço. Explique que os ímãs também grudam uns nos outros, mas apenas de uma maneira especial. Ensine-as que os pólos opostos se atraem mas os pólos comuns se repelem. Além disso, diga que nos seus experimentos, elas irão aprender que os ímãs podem partilhar a sua qualidade magnética e dá-la a outra coisa.

Experimentos

Tendo tido um tempo de exploração e explicações sobre as propriedades dos ímãs, peça para as crianças completarem os experimentos para uma aprendizagem mais aprofundada sobre os ímãs. Junto com uma variedade de tipos de ímãs, você precisa de ímãs em barra com polos norte e sul para os experimentos.

Os experimentos incluem usar as barras dos ímãs para aprender sobre os polos norte e sul. Peça-lhes para localizar os polos opostos e os polos iguais por descobrir qual deles atrai e qual repele uns aos outros. Faça com que eles esfreguem um ímã em um clipe de papel para realizar uma experiência e ver se elas podem transformar um clipe em um ímã. Teste o clipe de papel em objetos magnéticos conhecidos.

Em outros experimento, use ímãs de diferentes tipos para descobrir quais têm a mesma força. Determine quais irão pegar a maior quantidade de clipe em menos tempo ao fazer correntes de clipes e tentar apanhá-los de uma cadeia o mais longa possível. O experimento final testa os ímãs para ver se eles funcionam em outros objetos. Coloque pesos variados de papel e papelão entre um ímã e um clipe de papel para ver se o clipe ainda adere ao ímã.

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