×
Loading ...

Ensinando dígrafos vocálicos para alunos da primeira série

Atualizado em 17 abril, 2017

Os alunos da primeira série que estão aprendendo a ler, precisarão entender o conceito dos dígrafos vocálicos. O termo dígrafo descreve duas letras que formam um único som. O dígrafo vocálico acontece quando as letras "m" ou "n" aparecem no fim de uma sílaba, por exemplo em "campo" e "tento". Várias técnicas e jogos de aprendizado podem ser usados nessa importante aula.

Use vários métodos para ensinar dígrafos vocálicos aos alunos da primeira série (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Jogo do dígrafo vocálico

Faça um jogo onde os alunos precisam identificar os dígrafos. Divida-os em vários times e coloque três palavras no quadro, onde uma delas contém um dígrafo. O primeiro aluno a levantar a mão e responder corretamente qual palavra contém o dígrafo leva um ponto para o time. O resto dos alunos devem identificar as palavras também, para que todos possam praticar. Você pode premiar o time que fizer mais pontos para deixar o jogo mais agradável, assim os alunos se sentirão motivados a reconhecerem as palavras certas.

Loading...

Histórias

As crianças devem identificar palavras em uma história ou poema que contenham dígrafos vocálicos. O texto deve conter muitas palavras com dígrafos, bem como palavras onde pareça haver dígrafo mas não há, para que os alunos possam praticar. Dê as repostas explicando porque alguns são dígrafos e outros não. Eles podem repetir a atividade usando as mesmas histórias ou usando outras novas para reforçar o conceito.

Pensamentos superiores

Ao invés de apenas pedir aos alunos para identificarem dígrafos vocálicos, diga a eles para pensarem alguns por contra própria. Instrua-os a escreverem o máximo possível de palavras com dígrafos que conseguirem. Eles podem escrevê-los em cartões que podem ser usados para estudar. Peça também que eles descrevam com as próprias palavras o que é um dígrafo vocálico, seja escrevendo ou falando. Eles também podem usar os dígrafos para criar seus próprios poemas ou histórias. Essa atividade será mais apropriada para o final da primeira série, quando os alunos conhecerem mais palavras e conseguirem ler melhor.

Jogos de computador

Procure na internet e em programas por atividades computacionais que possam ensinar dígrafos vocálicos aos alunos. Escolha atividades interativas onde as crianças precisam escolher qual palavra na tela contém o dígrafo. Muitos alunos do primeiro ano gostam de usar o computador, logo, essa pode ser uma atividade proveitosa e eficiente para aprenderem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...