Mais
×

Ensinando o uso de letras maiúsculas para crianças

Atualizado em 24 março, 2017

Não é fácil ensinar o uso de letras maiúsculas para as crianças. No entanto, com paciência, repetição e uma série de estratégias de ensino, os professores podem ser bem sucedidos ao ensinar seus alunos a utilizar corretamente as maiúsculas. As crianças respondem bem a jogos ou estratégias usadas pelos educadores e, quando se trabalha em grupo, elas podem ajudar umas às outras a entender o conceito por trás do uso de letras maiúsculas.

As crianças podem trabalhar juntas para encontrar as letras maiúsculas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Entendendo o básico

Certifique-se de que cada criança sabe o que significa a letra maiúscula. Comece explicando as diferentes regras de uso de maiúsculas. A regra mais básica é que a primeira letra de cada frase deve ser uma letra maiúscula. Ensine às crianças que a primeira letra de uma citação também deve ser maiúscula. Os alunos também precisam aprender que a primeira letra dos nomes de cidades e estados precisa ser maiúscula, assim como os títulos de pessoas. Usar maiúsculas em títulos é especialmente importante quando se escreve a patente de oficiais do governo antes dos seus nomes.

Identificando letras maiúsculas em um texto impresso

Dê às crianças a tarefa de identificar as letras maiúsculas em um texto impresso. Durante este exercício, elas devem marcar a primeira palavra de cada frase com um marca texto colorido, assim elas colorirão cada palavra com letra maiúscula, que se referem ao início de um pensamento. As crianças, então, devem ler cada frase e procurar por outras palavras em maiúscula, destacando-as com o marca texto. O professor pode, então, discutir as palavras destacadas para ensinar aos alunos sobre os nomes próprios e sobre o começo de uma sentença.

Quadros-negros e sentenças perfeitas

Escreva uma série de frases no quadro-negro ou utilize um projetor, mas sem incluir qualquer maiúscula. Dê uma frase para cada criança e peça para que elas copiem a frase, corrigindo-a e incluindo todas as letras maiúsculas necessárias. Cada criança escreve sua frase em uma grande folha de papel branco e adiciona as maiúsculas que achar que deve adicionar. Recolha os papéis e afixe-os na parede para discutir com toda a classe se as sentenças estão corretas.

Lendo juntos

Leia para as crianças e deixe-as acompanharem a história lendo suas próprias cópias do livro. Peça para que elas encontrem as letras maiúsculas e discutam por que algumas palavras são iniciadas com uma letra maiúscula. As crianças podem trabalhar em grupo ou você pode dividir a classe em dois. Deixe que elas conversem e expliquem um ao outro por que diferentes palavras têm letras maiúsculas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article