Mais
×

Como ensinar alunos a construírem linhas do tempo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Linhas do tempo são representações visuais de eventos cronológicos. Elas são ferramentas de ensino e aprendizado que reforçam o conceito se sequenciamento, causa e efeito e relacionamentos lineares. Os alunos podem fazer linhas do tempo com base em suas próprias vidas, focadas em vidas de famosos ou sobre um período histórico como a Inconfidência Mineira ou a expansão para o oeste. Os professores podem usar linhas do tempo para ajudar aprendizes visuais a imaginarem eventos históricos comparar datas a outros eventos na História.

Instruções

Eventos em uma linha do tempos podem cobrir um dia ou anos (agenda with pen image by Nicky Jacobs from Fotolia.com)
  1. Dê um tópico para a linha do tempo. Você pode querer que seus alunos criem uma linha do tempo biográfica, representando suas próprias vidas ou a de uma figura histórica, ou uma linha do tempo histórica, representando um período da História.

  2. Peça a seus alunos que listem eventos importantes que querem incluir nas linhas do tempo. Ajude-os a escolher quais eventos são importantes e faça-os ordenarem os eventos cronologicamente.

  3. Grude um pedaço de papel de açougueiro no mural ou parede para modelar o processo de desenhar a linha do tempo para os seus alunos.

  4. Faça cada aluno deitar um pedaço de papel de açougueiro horizontalmente ou verticalmente, dependendo de como ele queira que sua linha do tempo fique.

  5. Use uma régua para riscar uma linha reta no centro do papel, e faça os alunos fazerem o mesmo.

  6. Peça a cada aluno que veja quanto tempo os eventos cobrem. Eles medirão em dias, meses ou anos? Quantos?

  7. Demonstre como traças incrementos bem espaçados na linha do tempo usando uma régua. Por exemplo, se a linha do tempo de um aluno está medindo um ano, ele precisará de doze incrementos bem espaçados para representar os meses. Meça espaço igual entre os meses com uma régua, marcando cada incremento com um ponto.

  8. Ajude os alunos a medirem os incrementos em suas linhas do tempo.

  9. Demonstre como colocar eventos na linha do tempo, colocando marcas onde eles acontecem e, em seguida, escrevendo uma breve descrição deles na linha.

  10. Ajude os alunos a colocarem os eventos nas linhas do tempo. Faça-os escreverem os eventos a lápis primeiro e em seguida traçarem com o marcador quando tiverem certeza que tudo está no lugar certo.

  11. Peça que os alunos ilustrem suas linhas do tempo e adicionem um título. Os alunos podem querer usar imagens recortadas ou criarem suas próprias imagens para significar cada evento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article