Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais

Escrito por david coodin | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais
Uma carta comercial apropriada pode auxiliar os alunos a conseguirem um emprego (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Ensinar os alunos a escreverem uma carta comercial apropriada irá ajudar com que eles se saiam bem em qualquer carreira que eventualmente escolherem. Além de aprenderem a escrever em uma linguagem formal e oficial, os estudantes precisam saber formatar, incluindo elementos como o endereço do remetente, a saudação e o encerramento. Ensine aos alunos como fazer isso adequadamente, usando lições e atividades que os ajudarão a praticar a arte das cartas comerciais. Lembre-os que a comunicação empresarial apropriada pode frequentemente ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Outras pessoas estão lendo

Ensine o básico

Dê aos alunos uma aula sobre a formatação básica de uma carta comercial. Ensine-os como formatar o endereço do remetente, a data, o endereço interno, a saudação, o corpo da carta ,fechamento e anexos. Um bom modo de fazer isso é distribuir algumas cartas bem formatadas usando formatos levemente diferentes. Mostre aos alunos exatamente como essa formatação é feita. Dê a eles um pequeno questionário sobre os componentes básicos de uma carta comercial.

Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais
Ensine aos alunos a formatação adequada de uma carta comercial (Comstock/Comstock/Getty Images)

Corrigindo uma carta mal escrita

Reforce a aula sobre formatação fazendo com que os alunos corrijam um carta mal formatada. Pegue uma carta comercial comum e coloque a data no formato errado, o endereço no lugar errado e cometa alguns erros através dela. Dê aos alunos um certo tempo para corrigi-la. Avalie o trabalho deles ou faça com que eles troquem as cartas entre si, discutam e deem nota em classe.

Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais
Uma boa forma de aprender é corrigindo erros (Creatas/Creatas/Getty Images)

Carta de um personagem fictício

Faça com que escrever cartas comerciais seja mais divertido, fazendo com que os alunos exercitem a criatividade. Peça aos alunos para escolherem um personagem fictício e escreverem uma carta comercial de acordo com a perspectiva deles. Podem ser personagens de livros, contos de fadas, programas de televisão e filmes. Os alunos podem escrever uma carta do Pernalonga para o Gaguinho, ou do capitão Ahab para a baleia Moby-Dick. Deixe que eles criem endereços para os personagens, contanto que eles usem a formatação adequada.

Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais
Para se divertirem, os alunos podem escrever cartas de um personagem para outro (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Escrevendo uma carta comercial de verdade

Em algum ponto, os alunos precisarão ser capazes de escrever um carta comercial correta por si mesmos. Dê aos alunos projetos individuais e argumentos para pesquisarem e escreverem. Por exemplo, diga a um aluno que ele está insatisfeito com um produto específico de uma empresa real. O aluno deve pesquisar quem contatar na empresa, outras informações pertinentes e escrever a carta. Outros argumentos possíveis são o de alguém candidatando-se a um estágio no governo, alguém pedindo conselho a um advogado, e alguém pedindo ao vizinho para fazer silêncio à noite.

Como ensinar os alunos a escreverem cartas comerciais
Os alunos deverão escrever uma carta para uma empresa verdadeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível