Mais
×

Como ensinar aos alunos de primeira série a escrever um convite

Atualizado em 17 abril, 2017

Especialmente na era das redes sociais, a capacidade para escrever um convite adequado é uma habilidade social muito importante. Todavia, surpreendentemente, ainda é comum recebermos um convite que não informe o local do evento ou a hora de início. Diante disso, os estudantes, mesmo que bastante jovens, já podem começar a aprender como escrever um convite. Ensine aos alunos da primeira série tudo o que for necessário para elaborar um convite de uma festa de aniversário, de um evento escolar ou de qualquer outra ocasião divertida.

O convite feito por uma criança pode ser entregue em mãos ou enviado por carta (Comstock/Comstock/Getty Images)

Informações básicas

A primeira lição que os alunos de primeira série deverão aprender é quais são as informações básicas que todo convite deve conter. Pense em conjunto com a classe sobre o que deve estar incluído em um convite. Certifique-se de colocar quais são os convidados, do que se trata o evento, onde ele será realizado e quando ele ocorrerá. Dê aos alunos cartilhas contendo essas instruções básicas e espaços em branco, a fim de que eles possam preencher por conta própria. Deixe-os praticar, escrevendo as informações para um evento fictício. Também, é possível incluir um espaço para que as crianças escrevam quais atividades ocorrerão no evento e o que os convidados deverão levar.

Escrevendo as informações

Depois de os alunos terem mapeado as informações básicas para a festa, eles deverão escrevê-las em forma de um parágrafo. Peça às crianças para que elas levem as suas cartilhas e escrevam uma frase ou duas para cada informação básica. Ajude os alunos com maiores dificuldades a escrever. Diga para eles se lembrarem que a carta deverá ser suficientemente completa, informando ao leitor todos os dados importantes relativos à festa.

Introdução genérica

Como uma introdução geral ao convite, poderá ser feita uma descrição divertida do evento. Faça com que os alunos da primeiro série escrevam uma descrição divertida sobre um festa ou uma reunião de confraternização a ser realizada por eles. Peça-lhes para descrever em detalhes quais atividades serão desenvolvidas, bem como os motivos que farão dessa festa o melhor evento do ano. Ajude-os a organizar o pensamento, iniciando o texto com uma frase interessante, como por exemplo: "Imagine que você apareça em uma casa e se encontre cercado por brinquedos, balões e doces".

Visual

Um aspecto importante para qualquer convite é elaborá-lo com uma boa aparência. Ensine os alunos a fazerem uma cópia do convite, boa o suficiente para ser enviada e entregue. Deixe os alunos utilizarem um papel com cores diferentes, marcadores, glitter colante e adesivos. Instrua as crianças a escolherem o visual do convite de maneira que combine com o conteúdo da festa. Por exemplo, um convite para uma festa do Dia das Bruxas poderá conter as cores laranja e preto, bem como desenhos assustadores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article