×
Loading ...

Como ensinar assertividade para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

As crianças têm três modos básicos de lidar com o conflito: de forma submissa, agressiva ou assertiva. Enquanto uma criança agressiva faz exigências e a passiva espera que as coisas aconteçam do seu jeito, a assertiva pede o que precisa e certifica-se de que foi ouvida. De acordo com Mary Garner Ganske da Atendimentos Pediátricos, uma criança pende para uma dessas modalidades desde o nascimento; no entanto, você pode conduzir a sua criança agressiva ou passiva em direção ao comportamento assertivo. Ensinar assertividade para uma criança poderá ajudá-la a lidar com o bullying, resolver problemas com seus amigos e permitir que ela peça ajuda quando precisar.

Instruções

Prepare sua criança para lidar com o bullying e os conflitos em grupo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Explique para a criança que ser assertivo não é o mesmo que ser mau. Demonstre com exemplos: pegar algo que quer quando outra pessoa está usando é ser mau, mas dizer a outra pessoa que é a sua vez é ser assertivo; empurrar a pessoa que a está insultando é ser mau, mas dizer para ela que está sendo indelicada e que a está magoando é ser assertivo.

    Loading...
  2. Permita que a criança tenha suas próprias opiniões. Se ela tiver a sensação de que agrada mais quando concorda com você, ela pode aprender que concordar passivamente com as pessoas é uma boa forma de fazer amigos e evitar conflitos. Para fazê-la se sentir segura pedindo o que quer, discordando de todos a sua volta e expressando descontentamento, permita esse comportamento em casa.

  3. Molde reações educadas e assertivas para situações complicadas. Leah Davies, mestre em educação, sugere mostrar para a criança como estruturar suas reações com afirmações usando "eu" em vez de "você" para fazer com que sejam menos provocativas. Por exemplo, "Eu me sinto triste quando você diz coisas desse tipo" é provavelmente mais eficaz do que "Você é muito mau!".

  4. Simule situações que exijam comportamento assertivo. Por exemplo, diga à criança que você vai ser o "valentão" da sala de aula, e então tome o seu livro. Certifique-se de que ela mantenha contato visual com você e permaneça de pé enquanto reage com uma afirmação assertiva usando "eu", como "Eu me sinto frustrado quando você pega meu livro porque eu estava lendo".

  5. Solicite a sua criança que sugira coisas para fazer em família. Dar um papel para tomar decisões lhe ensinará que ela poderá expressar seus desejos. Treine-a para dar suas sugestões educadamente, mas se expressando de modo seguro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...