×
Loading ...

Como ensinar atividades ou jogos de probabilidade

Atualizado em 12 abril, 2017

George Boole, matemático e filósofo inglês, definiu probabilidade como “expectativa baseada em conhecimento parcial”. No mundo moderno, probabilidade é uma parte da vida cotidiana e empregadores procuram candidatos que possuam conhecimento básico de matemática e raciocínio crítico por meio de um grande número de disciplinas. Há diversos jogos e atividades on-line e off-line que professores podem incluir em seus planejamentos de aula para explicar aos alunos a teoria da probabilidade e estatística de uma maneira criativa e interativa.

Dados são frequentemente usados para demonstração de teorias de probabilidade (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Topa ou não topa

O jogo "Topa ou não topa" é uma ferramenta ideal para o ensino da teoria da probabilidade na sala de aula. Coloque aleatoriamente um cartão de dinheiro dentro de uma maleta e ofereça-o a um aluno participante do jogo. Distribua o resto dos cartões de dinheiro aos demais alunos. Peça ao participante que escolha um colega para abrir seu cartão e mostrar a quantia que há no interior. Solicite ao jogador para realizar essa tarefa duas vezes antes que você, “o banqueiro”, ofereça ao participante uma outra quantia para deixar o jogo. Peça aos alunos calcularem a probabilidade do jogador ganhar mais do que a quantia que foi oferecida para ele sair do jogo. Por exemplo, se a oferta for de R$ 100 mil e houver cinco cartões de dinheiro restantes, contendo um valor mais alto do que a oferta do banco, a probabilidade pode ser calculada através da divisão de cinco pelos 20 cartões de dinheiro restantes. Nesse caso, a probabilidade do participante ganhar mais do que a oferta do banco é de 0,25 ou 25% e o jogador deve recusar a oferta do banqueiro. Repita esse processo até o participante aceitar a oferta do banqueiro ou pegar o dinheiro deixado na maleta no final do jogo.

Loading...
Topa ou não topa é o jogo ideal para cálculo de probabilidade (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Jogo de dados

O jogo de um dado permite que os alunos coloquem a probabilidade teórica e a experimental em prática. A probabilidade teórica indica que se um dado de seis lados for jogado seis vezes, cada um dos seis números aparecerá uma vez. O jogo de um dado prova que quando esta teoria é praticada, o efeito é muito mais caótico. Jogue um dado e peça a cada um de seus alunos para anotar o resultado. Jogue o dado pela segunda vez e peça-os para adicionarem o segundo número ao primeiro, anotando este valor. Jogue o dado vinte vezes no total. Os alunos podem acumular pontos até que um “1” seja jogado, quando todos perdem os seus pontos. Um aluno pode escolher sair do jogo e manter seus pontos a qualquer ocasião. Ao final de vinte jogadas quem acumular mais pontos será declarado o vencedor.

Lançamento de dados — demonstração de teorias de probabilidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Roleta ajustável

Roleta ajustável é uma atividade on-line que permite aos alunos calcularem a probabilidade de acordo com o número de vezes que um ponteiro é girado e com que frequência para nos diferentes setores de uma roleta. Peça aos alunos para ajustarem o número e o tamanho das seções da roleta para variar a probabilidade dos resultados. Eles serão representados em uma tabela que mede ambas as probabilidades experimentais e teóricas. Dessa maneira os alunos podem comparar os resultados de cada localização depois que girarem a roleta.

Cálculo da probabilidade através de uma roleta ajustável (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Advanced Fire

"Advanced Fire" (Incêndio avançado, em tradução livre) é uma atividade on-line planejada para demonstrar como um incêndio se alastraria em uma floresta com variados conjuntos de probabilidades e extensões. Os alunos devem ajustar cada um dos conjuntos antes da queimada da floresta, desde que mesmo pequenas mudanças na probabilidade, extensão da floresta e localização do foco de incêncio possam alterar dramaticamente os resultados. Peça aos alunos para rastrearem os locais e analisarem padrões da seção “histórico da queimada” da atividade.

Probabilidade de incêndio em áreas florestais (NA/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...