×
Loading ...

Como ensinar uma aula sobre conto

As aulas eficazes sobre contos ensinam a estrutura, os elementos e as técnicas de um conto. A estrutura do conto segue o seguinte padrão: introdução, conflito, clímax e resolução. Os elementos incluem o ambiente e o personagem, enquanto as técnicas são mais complexas, consistindo de ironia, prenúncio e outras técnicas literárias que mantêm o leitor envolvido em uma história. As aulas bem-sucedidas sobre contos explicam esses conceitos, discutem-nos, interagem com eles e finalmente usam-nos em tarefas independentes.

Os alunos do ensino fundamental podem acompanhar as aulas sobre contos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Objetivos

Os alunos precisam entender e ser capazes de imitar a estrutura de um conto ao final da aula. Eles também devem conseguir definir e descrever os elementos de um conto, assim como identificar e analisar as técnicas literárias usadas pelo autor. Além disso, as aulas proporcionam oportunidades para os alunos tentarem escrever um conto, incorporando a estrutura e as técnicas que aprenderam.

Loading...

Discussão

Os professores podem ilustrar a estrutura do enredo de um conto por meio de um gráfico. Da esquerda para a direita, o gráfico retrata o movimento do enredo, e, de baixo para cima, a intensidade. Os professore podem pedir exemplos de contos, romances e filmes que sigam essa estrutura. Para elementos como caracterização e ambientação, os professores apontam os personagens e os ambientes em histórias conhecidas, como, por exemplo, contos de fadas ou um romance que a turma tenha lido junto. As técnicas literárias exigem mais tempo para serem ensinadas, uma vez que os escritores usam inúmeras delas. Entretanto, as técnicas simples, como comparação ou aliteração, adequam-se mais para as crianças do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio podem lidar com o resto, incluindo ironia, metonímia e consonância.

Compreensão

Para garantir que os alunos entendam completamente o conceito de um conto, os professores podem fornecer textos para os alunos analisarem. Eles podem fazer gráficos com as ações, descrever os personagens e o ambiente e escolher e explicar a importância das técnicas literárias.

Prática

Praticar a escrita de suas próprias histórias solidifica o conceito de um conto para os alunos. Os professores devem instrui-los a planejar suas histórias cuidadosamente, traçando o enredo, criando um ambiente significante e personagens dinâmicos e selecionando técnicas literárias para incorporar em sua escrita. Compartilhar as histórias com a turma permite que os alunos comparem seus trabalhos com os de seus colegas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...