Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado

Escrito por laura wilson | Traduzido por lily alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
Muitos bebês ficam mais felizes quando eles podem ficar sentados por si próprios (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Muitas crianças gostam de ver o mundo sentadas, ao invés de deitadas. Porém, os bebês podem achar o processo de ir de deitado para sentado de forma independente, frustrante e irritante, até que alguém os sente. Os pais podem trabalhar com as crianças para desenvolver os músculos que precisam para realizar essa tarefa e, fisicamente, mostrar-lhes como fazer a transição de deitado para sentado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Travesseiro do bebê em forma de ferradura
  • Brinquedos de cores vivas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Deixe que o bebê tente sentar de forma independente pela primeira vez. Uma criança começa a sentar-se de forma independente em torno de 6 a 8 meses de idade. Primeiro, fique por perto ou cerque o bebê com um travesseiro em forma de ferradura (como Boppy), já que ele tende a tombar facilmente. Com o tempo, ele pode fortalecer os músculos das costas, pescoço e abdômen para que, quando ele for capaz de ficar em uma posição sentada, ele não caia imediatamente.

    Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
    Um bebê reforça muitos músculos principais enquanto sentado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Coloque o bebê de barriga para baixo. Muitas crianças não gostam dessa posição, mas é crucial para aprender a sentar-se. Ao brincar de barriga para baixo, um bebê fortalece seu braço, pescoço e músculos principais, que desempenham um papel importante na mudança de deitado para a posição sentado.

    Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
    Uma criança desenvolve braço, costas e torso ao ser colocada de barriga para baixo (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Tente o bebê com seus brinquedos favoritos. É uma boa ideia ter muitos brinquedos com cores vivas, texturas e sons que um bebê quer colocar as mãos. Mantenha-os fora do alcance, de modo que ele tenha que se esticar para alcançá-los.

    Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
    Use brinquedos coloridos para incentivar o bebê a se esticar e alcançar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. 4

    Mova o bebê para o seu lado em uma posição sentada. Uma vez que uma criança pega um brinquedo, ajude-o a movimentar seu corpo de modo que ele role para o seu lado. Em seguida, coloque as mãos no chão e ajude-o a se ​​sentar e brincar com o brinquedo que ele estava pegando.

    Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
    Mova o corpo do bebê para que ele descubra como fazer sozinho (Sky View/Photodisc/Getty Images)
  5. 5

    Mostre a seu bebê uma outra maneira. Alguns bebês vão de deitado para sentado ao apoiar-se em suas mãos e joelhos, deslizar os pés para frente, e em seguida, sentam-se. Dependendo da força muscular, isto pode ser mais fácil para alguns bebês. Mova os braços e as pernas de um bebê e mostre-lhe como se sentar usando esta técnica.

    Como ensinar um bebê a sentar-se quando deitado
    Um bebê que pode levantar-se sobre os joelhos pode aprender a sentar-se com um movimento diferente (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
  6. 6

    Repita os movimentos até que o bebê possa fazê-los sozinho. Várias vezes por dia, coloque o brinquedo favorito de um bebê fora de alcance quando ele estiver deitado de barriga para baixo, para que ele possa se estender. Então, ajude-o a repetir o movimento de rolar para o lado e empurrar para cima com os braços. Repita o procedimento. Uma vez que ele perceba que pode sentar-se em qualquer momento que quiser sem ajuda, o processo de repetição pode ajudá-lo a cumprir a meta.

Dicas & Advertências

  • Os pais não devem se preocupar se leva algum tempo para as crianças aprenderem esta habilidade. Muitas crianças não têm a coordenação e força muscular para alcançar este objetivo até atingirem cerca de 9 meses, e alguns podem demorar mais tempo. Enquanto os pais podem mostrar ao seu bebê como se sentar e encorajar o movimento, um bebê não será capaz de realizar a tarefa até que ele domine todas as outras habilidades necessárias.
  • É importante que você esteja com a casa "à prova de bebês" para enfrentar essa tarefa, uma vez que uma criança pode começar a sentar-se de forma independente, rastejar e puxar móveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível