×
Loading ...

Como ensinar conceitos matemáticos à crianças autistas

Atualizado em 17 abril, 2017

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que afeta habilidades neurológicas e sociais. Ensinar crianças com autismo requer paciência. Muitas não frequentam as escolas comuns pois as técnicas de ensino não satisfazem suas necessidades como estudante. As crianças afetadas pelo autismo necessitam de repetição e estrutura. Sua educação tradicional gira em torno de linguagem básica e habilidades sociais. Embora não seja comum, o ensino de habilidades matemáticas a essas crianças pode trazer benefícios para seu crescimento, confiança e independência.

Instruções

Jogos e brinquedos ajudam a ensinar matemática para crianças autistas (old math game image by peter Hires Images from Fotolia.com)
  1. Desenvolva um Plano de Ensino Individualizado (PEI). Cada criança apresenta diferentes pontos fortes e dificuldades. Um plano demonstra os objetivos, estratégias e serviços que as crianças receberão baseado em suas necessidades. Mude o PEI frequentemente para garantir o progresso constante.

    Loading...
  2. Envolva pais e professores nas lições. As crianças autistas precisam de estrutura. Pais e professores devem se comunicar e trabalhar juntos. Estender as lições para a casa ajuda a aprendizagem em sala de aula. Os pais devem participar de reuniões periódicas com os professores para discutir as lições e os progressos.

  3. Incorpore esportes e jogos nas suas lições de matemática. Manter a atenção da criança pode ser difícil. Introduza conceitos matemáticos associados com as atividades favoritas do aluno. Tente ensinar as contas usando o painel de pontuação de um esporte, ou cante e dance para fazer a criança sentir-se bem com a tabela de multiplicação, por exemplo.

  4. Escreva equações em pedaços de papel. Não sobrecarregue o aluno com uma folha cheia de equações. Imprima ou escreva as contas com uma letra grande e deixe bastante espaço para a crianças escreverem e configurarem a resposta. Coloque apenas um número mínimo de equações por página.

  5. Deixe a criança se harmonizar com os planos de aula. Não tente mudar ou apressar seu aluno. Siga o ritmo da criança para garantir a compreensão dos conceitos. Cada estudante progride no seu próprio ritmo, e você deve respeitá-lo.

  6. Use objetos concretos para animar as aulas. As crianças autistas necessitam de lições e tarefas concretas. Inclua, então, objetos palpáveis para apoiar o material que você usa para o ensino. Itens como bola de gude, moedas e até um ábaco podem ajudar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...