on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar a cortar no vôlei

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando William Morgan inventou o vôlei em 1895, não havia o corte: os empresários em cada lado da rede simplesmente rebatiam a bola de um lado para o outro. Hoje, o corte é a ação ofensiva mais efetiva no esporte, tendo vários estilos, desde a batida para baixo comum -- à esquerda ou à direita da rede -- até a jogada na linha de trás. Aprender como fazê-lo requer a compreensão do trabalho de pés, acertar o tempo, balançar corretamente o braço e soltar o pulso.

Instruções

Os cortes podem ser feitos de qualquer posição na quadra (volleyball girl image by alice rawson from Fotolia.com)

    A aproximação

  1. Alinhe os jogadores ao longo na linha de 3 m, de frente para a rede. Há essa linha em ambos os lados da rede, que correm paralelamente a ela.

    Loading...
  2. Diga aos jogadores para dar um passo com o pé dominante, o pé oposto de sua mão dominante, uma vez com o seu outro pé e mais uma vez com o pé dominante. Eles devem, em seguida, trazer os dois juntos.

  3. Peça aos jogadores para dobrarem seus joelhos e saltarem para cima.

  4. Faça com que repitam os Passos 1 a 3 em alta velocidade e em um ato: passo, passo, passo, dobrar e saltar.

    Cronometrando o pulo

  1. Alinhe os jogadores a partir da linha de 3 m e para trás, todos voltados para a rede.

  2. Peça para o segundo da fila colocar a mão no ombro do primeiro. Diga ao primeiro que ele não pode se mover até que o outro jogador retire a mão. Diga ao outro jogador para somente remover a mão quando a bola tiver atingido o ponto mais alto após ter jogado.

  3. Diga ao primeiro jogador que, quando a mão for removida, ele deve usar a mesma abordagem aprendida na Seção 1 acima e pegar a bola no auge de seu salto.

  4. Jogue a bola para o primeiro jogador. Após pegar a bola e devolvê-la a você, o primeiro jogador deve ir para o final da fila.

    Movimento do braço e do pulso

  1. Dê uma bola para cada jogador e posicione-o de frente para uma parede, a cerca de 3 m de distância dela.

  2. Diga a cada jogador que ele deve lançar a bola com a mão não dominante, levantar o braço dominante atrás da cabeça e bater na bola para que ela quique uma vez antes de atingir a parede.

  3. Diga aos jogadores que o objetivo é continuar ficar batendo na bola da mesma maneira quando ela retornar da parede, sem ter que se deslocar para a esquerda, direita, para frente ou para trás. A bola deve ser batida, quicar no chão e na parede, retornando ao ponto em que possa ser cortada novamente. Isso ensina o movimento adequado do braço para uma cortada.

  4. Dê a cada jogador uma bola de borracha e alinhe-os novamente ao longo da linha de 3 m. Diga-lhes para se aproximarem conforme aprenderam, saltar e lançar a bola para dentro da quadra oposta soltando seu pulso. Isso ajuda a focar na maneira correta de pular, balançar o braço e soltar o pulso, de modo que a bola vá para baixo.

Loading...

Dicas

  • Se não tiver bolas de borracha o suficiente, você também pode usar meias ou qualquer coisa pequena e inofensiva o suficiente para que um jogador possa aprender a dobrar o pulso para forçar o objeto para baixo na quadra oposta.

O que você precisa

  • Bolas de vôlei
  • Rede do voleibol
  • Quadra de vôlei
  • Bolas de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...