Mais
×

Como ensinar uma criança a ver os minutos em um relógio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprender a olhar as horas é uma das tarefas mais complicadas para as crianças. É um processo confuso que pode ser ainda mais complicado por conta do que elas ouvirão. As pessoas contam o tempo de maneiras diferentes, como "meia hora", "quinze para as", entre outros, e isso acaba confundindo os pequenos. Acrescente aí o fato de que existem dois ponteiros para se seguir e vários traços em um relógio, por isso é uma surpresa caso eles o compreendam antes do ensino fundamental.

Instruções

Ensine as crianças como utilizar o ponteiro dos minutos (CLOCK image by SKYDIVECOP from Fotolia.com)
  1. Faça a face de um relógio em um papel grande e circular. Desenhe 60 linhas em volta, para demonstrar os minutos.

  2. Prenda um ponteiro feito de papel no relógio com o prego.

  3. Explique para seu filho que existem 60 minutos em uma hora e demonstre como o ponteiro gira no relógio. Dê uma volta completa.

  4. Aponte para as linhas desenhadas no relógio e diga para seu filho que existem 60. Mostre que quando o ponteiro se move de uma linha para a outra, um minuto se passou.

  5. Ensine a criança a contar de cinco em cinco até chegar nos 60.

  6. Desenhe linhas um pouco mais compridas para cada cinco minutos. Mostre que a cada cinco minutos o ponteiro é maior. Agora a criança pode contar apenas as linhas maiores de cinco em cinco.

Dicas

  • Uma vez que seu filho tenha dominado os minutos, você pode acrescentar as horas. Desenhe os números para cada hora e mostre que 60 minutos formam uma hora.

O que você precisa

  • Papel redondo
  • Ponteiro de minutos feito de papel
  • Prego
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article