Mais
×

Como ensinar uma criança a somar

Ensinar uma criança a somar não é uma tarefa difícil, mas pode levar tempo e, de fato, a paciência é um fator fundamental, mas você pode ensiná-la a somar em questão de meses, se você praticar diariamente. Para começar, siga o passo-a-passo das instruções abaixo.

Instruções

Criança estudando matemática (Image Source/Photodisc/Getty Images)

    Como ensinar uma criança a somar

  1. Para ensinar uma criança a somar, você começará ajudando-a a reconhecer visualmente a ideia de ganhar mais. Pegue um palito de picolé e coloque de frente à criança e diga em voz alta "um". Coloque o segundo palito e diga "um mais um é igual a dois".

  2. Em um pedaço de papel, escreva o número um. Diga "um" e escreva abaixo do número um, mas à esquerda, o sinal de adição e diga "mais". Escreva abaixo do número um outro número um e diga "um".

  3. Retome os palitos e coloque um deles em frente à criança e diga "um". Coloque um segundo palito em frente à criança e diga "um mais um é igual a..." Espere a criança responder e se ela responder corretamente, vá para a etapa 4. Se ela errar, repita o passo 1 ao 3 até que ela responda corretamente.

  4. Agora trabalhe com números maiores. Coloque um palito em frente à criança e diga "um". Em seguida, coloque mais dois palitos e diga "mais dois é três".

  5. Em um pedaço de papel, escreva o número um. Diga "um". Escreva abaixo do número um, mas à esquerda, o sinal de adição e diga "mais". Escreva abaixo do número um o número dois e diga "dois".

  6. Retome os palitos e coloque um deles em frente à criança e diga "um". Coloque mais dois palitos em frente a ela e diga "mais dois é igual a..." Espere a criança responder. Se ela responder corretamente, continue com o próximo número da sequência. Caso contrário, comece novamente.

  7. Quando a criança tiver aprendido a somar do primeiro ao nono algarismo ao número um, você pode começar a introduzir a soma dos algarismos do número um ao nove ao número dois e quando a criança tiver aprendido, continue sequencialmente para os números maiores, até que ela tenha aprendido a somar todos os números primários.

Dicas

  • * Seja paciente, pois pode levar algum tempo para a criança aprender os conceitos matemáticos;
  • * Não ensine muitas somas de uma vez só;
  • * A matemática precisa ser praticada, portanto, garanta que a criança repita as operações todos os dias.

Aviso

  • * Não repreenda a criança por não conseguir dar a resposta certa, seja paciente e tente novamente.

O que você precisa

  • 10 palitos de picolé
  • 2 lápis
  • 1 borracha
  • Papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article