Mais
×

Como ensinar crianças a assoar o nariz

Quando começam as fungadas, pegue os lenços de papel para lidar com o nariz escorrendo. Geralmente, crianças precisam de ajuda para aprender os básicos de assoar pelas narinas em um esforço consciente de limpar o nariz. Ensine seu filho a assoar o nariz de forma que prenda a sua atenção. Com um pouco de prática, ele aprenderá a assoar o nariz como um especialista.

Instruções

Pratique as habilidades para assoar o nariz antes de seu filho pegar um resfriado (Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images)
  1. Ensine as habilidades básicas de soprar antes de ensinar a de fato assoar o nariz. Segure uma pena perto do rosto da criança e peça para ela soprar com a boca para fazer a pena mexer. Segure a pena mais perto do nariz dela e peça para ele respirar pelo nariz para fazê-la se mexer.

  2. Cubra uma de suas narinas e segure a pena na frente da narina aberta. Sopre através dela para fazer a pena se mexer para demonstrar o sopro através da narina. Repita o mesmo processo com a outra narina.

  3. Segure a pena na frente do nariz da criança e cubra uma de suas narinas gentilmente. Diga à ela para fechar bem a boca e peça para ela soprar pela narina aberta para fazer a pena se mexer. Após ela conseguir, parabenize-a. Troque de dedo para cobrir a outra narina e peça para a criança soprar de novo pela outra narina. Elogie-a com um grande sorriso.

  4. Explique por que e quando é necessário soprar pelo nariz para a criança, aconselha o site da South West Yorkshire Partnership NHS Foundation Trust. Você pode dizer, "o nariz fica entupido às vezes, não é? Ao invés de fungar ou deixá-lo escorrendo, vamos tentar assoar para facilitar a respiração".

  5. Pegue um lenço para demonstrar como assoar o nariz. Segure-o no nariz, cubra uma narina e sopre delicadamente através da outra narina. Repita o mesmo processo com a outra narina.

  6. Segure um lenço no nariz da criança e cubra a outra narina delicadamente. Diga à ela que finja que está tentando sobrar a pena. Peça para fechar bem a boca e soprar através da narina aberta. Talvez ela precise de um pouco de incentivo para coordenar seus esforços para soprar, mas com paciência e esforço, ela conseguirá. Repita o mesmo processo com a outra narina.

  7. Instrua seu filho a lavar as mãos após assoar o nariz. Explique que o muco que ela assoa do nariz para o lenço tem germes que podem ficar em seus dedos, e, se não lavar as mãos, ele pode passar os germes para outras pessoas.

O que você precisa

  • Pena
  • Lenço
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article