×
Loading ...

Como ensinar crianças a lembrarem os fatos de multiplicação

Atualizado em 17 abril, 2017

Mesmo com a proliferação de smartphones e computadores, ter uma tabela de multiplicação memorizada é uma importante habilidade de vida. A multiplicação simples é uma parte da nossa vida cotidiana, como ser capaz de descobrir rapidamente a gorjeta que um garçom ganhou no restaurante ou dobrar uma receita. A memorização é a melhor maneira de aprender as tabelas de multiplicação, mas ensine aos seus alunos alguns truques e jogos, para ajudá-los a se lembrarem.

Instruções

Ensine seus alunos que eles não precisam depender das calculadoras dos celulares para multiplicação básica (keypad image by vashistha pathak from Fotolia.com)
  1. Reveja a adição, para ter certeza que seus alunos entendem os conceitos básicos, antes de ir para as tabelas de multiplicação. Em seguida, ensine para eles que o "x" na multiplicação significa "grupos de", então "3 x 3" poderia ser lido como "três grupos de três". Quando os alunos entenderem adição, eles devem ser capazes de compreender o conceito de adicionar três grupos.

    Loading...
  2. Ensine aos alunos que a ordem em que os números são escritos em um problema de multiplicação não importa. "2 x 3" é o mesmo que "3 x 2". Isso ajudará seus alunos a aprenderem a tabela de multiplicação e a reconhecerem alguns problemas de números que eles já aprenderam. Se já conhecerem a tabuada dos números um e dois, quando chegarem no três, já saberão "3 x 1" e "3 x 2".

  3. Dê aos seus alunos testes cronometrados em cada tabuada. Quando eles estiverem respondendo rapidamente e com confiança a uma tabuada simples, como o três, comece a misturar questões de outras que eles já aprenderam, para começaram e incorporar o conhecimento.

  4. Ensine aos alunos truques simples. Qualquer número vezes um é igual a ele mesmo. Use palavras que não têm valor numérico para testar o entendimento deles. Você poderia dizer "Chiclete vezes um é igual a chiclete" e ainda poderia representar isso em uma mesa. Duas vezes qualquer número é o mesmo que esse número mais ele mesmo. Se os alunos entendem adição, os pares não são problemas. Ensine os trios em problemas de adição também. Aos cinco anos a criança já sabe contar e deve ser ensinada a tabela do cinco, sendo essa tabuada uma das que ela aprende mais rápido.

  5. Espere gastar mais tempo com seis, sete e oito. Não existe nenhuma maneira fácil de lembrar desses números, então comece lembrando aos alunos que eles já sabem a maioria das respostas das equações inversas.

  6. Explore o truque de multiplicar por nove. Diga aos alunos para colocarem as mãos à frente. Dobre o dedo do mesmo número de lugares a partir do mindinho esquerdo, como multiplicador. Para "9 x 4", dobre o quarto dedo da esquerda, que é o indicador. Os restantes dos dedos informam a resposta, com o dedo dobrado indicando onde parar de contar o primeiro dígito e onde começar o segundo. Você terá três dedos à esquerda do dedo dobrado, o que significa que o dígito é três, e seis dígitos à direita, significando que o segundo dígito é seis. Ensine para as crianças verificarem suas respostas, adicionando dois dígitos juntos -- eles serão sempre nove.

  7. Incentive as crianças a utilizarem rimas, para ajudá-las a lembrar as respostas dos problemas de multiplicação que dão mais trabalho. Tudo o que rimar, como "com dois 2, tenho 4 depois", vai ajudar seus alunos a lembrarem como funciona; eles não têm que usar a mesma forma em tudo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...