Conhecimento

Como ensinar crianças pequenas sobre Vincent Van Gogh

Escrito por erica loop | Traduzido por mariana mendonça
Como ensinar crianças pequenas sobre Vincent Van Gogh

Há muito o que ensinar aos jovens estudantes sobre a arte de Van Gogh

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O artista icônico Vincent Van Gogh, é conhecido em todo o mundo por seu impressionante conjunto de obras. Embora a história da arte pareça ser matéria de faculdade, as crianças pequenas também podem se beneficiar do aprendizado de estilos e artistas famosos. Educadores e pais que estejam considerando ensinar uma criança pequena, ou uma classe de crianças pequenas sobre Vincent Van Gogh, podem utilizar uma abordagem prática e centrada para engajar os pequenos aprendizes em discussões ativas e em atividades artísticas.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Livros de arte contendo Van Gogh
  • Reproduções dos trabalhos de Van Gogh
  • Tinta guache
  • Pincéis de pintura
  • Paleta ou bandeja de pintura
  • Copos de água para pintura
  • Guardanapos ou toalhas de papel
  • Papel branco
  • Lápis

Lista completaMinimizar

Instruções

    Olhando para a arte de Van Gogh

  1. 1

    Exiba uma reprodução de uma pintura de Vincent Van Gogh, como "Noite Estrelada" ou "Girassóis." Use um livro com uma página grande ou um poster. Apresente o artista pelo nome e ofereça alguns fatos contextuais como os de que ele era um artista que viveu há muitos anos atrás (nos anos 1800) e que era da Holanda.

  2. 2

    Peça as crianças para olharem para a pintura. Dê a elas alguns minutos para digerir o que eles veem. Siga a visualização com algumas questões em aberto para começar uma discussão, como "O que você pode encontrar nas pinturas de Van Gogh?" ou "Como esse trabalho artístico te faz sentir?".

  3. 3

    Continue com a discussão, deixando cada criança saber que seu ponto de vista é válido. Conecte os comentários das crianças com a história da arte ou ideias de técnicas e conceitos artísticos. Por exemplo, se um estudante disser que ele vê redemoinhos no céu em "Noite Estrelada," você pode comentar "John vê padrões de redemoinhos na pintura. Van Gogh usava seus pincéis para fazer traços como este. Alguém pode me mostrar com suas mãos os movimentos que acha que ele possa ter usado ao pintar?".

  4. 4

    Use um vocabulário apropriado para a idade deles. Crianças muito pequenas podem estar só começando a aprender o nome das cores, enquanto pré-colegiais e crianças mais velhas podem entender informações mais sofisticadas sobre texturas e formas. Conecte isso ao que vocês estão vendo. Se uma criança nota que as pinturas de Van Gogh parecem ser ásperas, dê à criança a palavra "textura" e explique que isso significa como algo é sentido quando você o toca.

    Fazendo arte inspirada em Van Gogh

  1. 1

    Mantenha um poster ou imagem de uma das pinturas de Van Gogh perto das crianças para usar como inspiração. Considere usar uma das imagens mais notáveis, como "Noite Estrelada." Explique para as crianças que elas farão suas próprias pinturas similares ao trabalho de Van Gogh. Relembre fatos e comentários da sua discussão para ajudá-los a começar e a entender melhor a atividade de fazer arte.

  2. 2

    Peça às crianças que desenhem uma imagem ou formas que pareçam com a pintura de Van Gogh, em um pedaço de papel branco, com um lápis. Por exemplo, se você está utilizando "Girassóis," as crianças podem desenhar círculos como o centro da flor e triângulos como as pétalas. O desenho não precisa ser exatamente como o trabalho de Van Gogh. Dependendo da idade da criança e do seu nível de desenvolvimento, pode ser aceitável que o estudante desenhe algo tão elementar como rabiscos ou formas simples.

  3. 3

    Passe para a pintura. Coloque guache em pequenas poças, do diâmetro aproximado de uma bola golfe, em uma paleta ou bandeja. Forneça copos de água para que as crianças possam limpar os pincéis.

  4. 4

    Encoraje as crianças a usarem diferentes tipos de traços de pincéis para pintar seus desenhos. Por exemplo, se elas estão usando "Noite Estrelada" como modelo, elas podem fazer movimentos longos, curvos e em redemoinhos na área do céu. Peça que eles olhem para o trabalho de Van Gogh para escolherem as cores.

  5. 5

    Pendure as artes finalizadas na sala, perto da pintura de Van Gogh que as inspirou. Faça uma discussão em grupo e peça cada criança para falar sobre sua pintura e como ela se parece com o trabalho real. Isso pode incluir o uso de cores, formas, texturas e outros conceitos artísticos.

Dicas & Advertências

  • Se possível, faça uma excursão a um museu que possua um trabalho original de Van Gogh. Ver a textura do trabalho real pode ajudar as crianças a entenderem melhor a textura e o uso da tinta.
  • Evite entrar em muitos detalhes da vida de Van Gogh. Embora as crianças mais velhas ou adolescentes possam estar preparados para ouvir e entender alguns dos aspectos mais negativos de sua vida, as crianças menores podem ficar assustadas ou com medo.
  • Não diga às crianças que elas estão fazendo coisas erradas ao criar seu trabalho de arte. Você deve focar no entendimento dos conceitos gerais, não em uma cópia exata da pintura original. O jovem artista pode não estar pronto para fazer pinturas precisas e não se deve esperar que ele o faça.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media