Mais
×

Como ensinar crianças da pré-escola a escrever o alfabeto

Atualizado em 27 abril, 2018

As crianças geralmente começam a prender a soletrar e ler na pré-escola, para terem um entendimento básico do alfabeto antes de entrar no ensino fundamental. Algumas vezes, elas aprendem rápido a escrever algumas letras e demoram um pouco mais com outras. Seja paciente e evite corrigir demais a maneira como a criança escreve. Se ela está com dificuldade para escrever uma letra, coloque sua mão sobre a dela e ajude a escrever. Elogie bastante cada letra que ela fizer, isso fará com que ela se sinta orgulhosa e irá inspirá-la a se esforçar.

Instruções

Pendure letras coloridas na sala para interessar as crianças (alphabet image by Blue Moon from Fotolia.com)
  1. Pendure cartazes que mostram as letras do alfabeto. Pendure uma figura de uma palava que comece com cada letra. Por exemplo, pendure uma figura de abelha perto da letra A. As crianças devem estar expostas ao alfabeto desde pequenas para estarem familiarizadas na hora de aprender.

  2. Peça para as crianças encontrarem letras do alfabeto em livros e revistas. Mostre uma figura grande de uma letra e peça para elas procurarem um exemplo dela. Elas podem apenas achar as letras ou recortá-las e fazer uma colagem. Esse exercício ajuda as crianças a aprenderem a olhar atentamente cada letra para perceber a diferença entre uma e outra.

  3. Dê folhas para as crianças traçarem. Use linhas pontilhadas ou uma linha bem fina para escrever o alfabeto. Elas podem usar um lápis ou canetinha para traçar por cima da linha. Você pode fazer uma folha personalizada para cada aluno escrevendo seus nomes com linha pontilhada. Isso permite que a criança pratique o movimento de escrever cada letra sem precisar se preocupar em criar a forma sozinha. Peça para as crianças praticarem todos os dias até fazerem as letras sem dificuldade.

  4. Dê materiais sensitivos para elas escreverem com os dedos. Coloque uma caixa de areia, massinha ou tinta de dedo em uma mesa. Fale para as crianças praticarem as letras. Mostre ou diga uma letra de cada vez e faça elas escreverem. Elas adoram brincar com esses materiais, então gostarão de praticar a escrita dessa maneira.

  5. Escreva uma letra no topo de uma folha pautada. Dê uma para cada criança e peça para elas preencherem uma linha ou a folha inteira com aquela letra. Elas terão a mesma letra no topo da página como referência, mas terão que fazer a forma sozinhas. Repita a atividade com uma letra diferente a cada dia.

O que você precisa

  • Cartazes de alfabeto
  • Papel
  • Lápis ou canetinhas
  • Areia
  • Massa de modelar
  • Tinta de dedo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article