×
Loading ...

Como ensinar crianças da pré-escola a escreverem seus nomes

Atualizado em 29 agosto, 2018

Uma das lições mais importantes da pré-escola é aprender a escrever o próprio nome. As crianças devem aprender isso no jardim de infância, e ensiná-las a escrever o próprio nome pode ajudar no aprendizado do resto do alfabeto. Cada criança aprenderá em sua própria velocidade, então, nunca critique uma criança que esteja demorando a aprender. Ensine-a primeiro a escrever seu primeiro nome e depois passe para os sobrenomes.

Instruções

Comece a ensinar com giz de cera e, depois, passe para lápis (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  1. Faça um crachá para cada criança. Escreva cada nome em letras grandes e claras em pedaços de papel. Cole o crachá no assento de cada criança e também em seu lugar na mesa de lanche. A maioria das crianças da pré-escola conseguirá reconhecer seu próprio nome, mas mostrar o nome escrito a elas todos os dias ajudará na aprendizagem.

    Loading...
    Amanda (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  2. Escreva todas as letras do alfabeto em um pedaço comprido de papel. Dê um a cada criança. Ter a própria folha de alfabeto ajuda a criança a estudar mais de perto do que no caso de um alfabeto exposto na parede.

    Folha de alfabeto (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  3. Peça à criança para encontrar e circular todas as letras do seu nome no alfabeto. As crianças podem conseguir reconhecer as letras, mas ter dificuldade de colocá-las em ordem.

    Reconhecendo as letras do alfabeto (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  4. Passe por cada criança. Uma criança por vez, peça que aponte cada letra do seu nome em ordem. Corrija se necessário.

    Folha de alfabeto (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  5. Dê a cada criança uma folha para traçar o nome. Escreva o nome dela nessa folha usando linhas pontilhadas. Faça isso em letras grandes que ocupem toda a folha. Faça cópias da folha de cada criança para que elas possam repetir o exercício todos os dias.

    Escrevendo o nome (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  6. Peça às crianças que escrevam seus nomes com massiva, tinta ou areia molhada. Uma vez que elas tenham ficado familiarizadas com a formação das letras de seus nomes, será mais fácil recriar as letras de outras formas, como, por exemplo, utilizando o dedo com utensílio. Dê a cada criança um pouco de argila ou areia molhada ou tinta para que escrevam o nome com esses materiais.

    Utilizando tinta para escrever (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
  7. Dê a cada criança um pedaço de papel pautado. No topo da página, escreva o nome dela em linhas pontilhadas. As crianças deverão primeiramente traçar o nome e, depois, reescrevê-lo nas linhas.

    Escrevendo em folha pautada (Dyana Rzentkowski/Demand Media)
Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Marcadores

Referências

Loading ...
Loading ...