×
Loading ...

Como ensinar às crianças respeito e gentileza

Atualizado em 17 abril, 2017

Ensinar seus filhos sobre respeito e gentileza é essencial para o desenvolvimento de um relacionamento saudável entre você, seus filhos e a sociedade. Conforme as crianças se desenvolvem, elas absorvem e retêm informações que irão influenciar a forma como se comportam quando atingirem a idade adulta. Um temperamento agressivo e violento pode levar a problemas com a justiça, então é importante ensinar as crianças a serem respeitosas e gentis com você e outras pessoas, pois essa importante lição irá beneficiá-las na vida adulta.

Instruções

É importante ensinar as crianças a serem respeitosas e gentis desde cedo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Estabelecendo um exemplo

  1. Estabeleça o exemplo com base nas suas ações. As crianças aprendem a cooperar quando observam este tipo de comportamento modelado por seus pais. Seja mais consciente do quão gentil você é quando está na presença de seus filhos. Evite dar palmadas ou utilizar qualquer forma de disciplina física. As crianças devem aprender que nunca é apropriado para qualquer um recorrer à força física. Não berre ou grite com os outros quando as crianças estiverem por perto.

    Loading...
  2. Compartilhe com os seus filhos livros que sustentam ideia de amar e se importar com os outros. Exponha-os a biografias de pessoas famosas que são conhecidos por terem trazido paz e amor para o mundo. Um bom exemplo seria a Madre Teresa. Muitos livros infantis têm enredos que tratam de amizade, carinho e respeito.

  3. Ensine seus filhos a apreciar os animais e o meio ambiente. Ensine-os sobre certos animais raros em perigo de extinção e que podem fasciná-los. Você pode expô-los a animais visitando o zoológico com eles. A maioria das crianças é facilmente capaz de apreciar os animais e de desenvolver um respeito carinhoso por eles.

  4. Monitore o que seus filhos assistem na televisão, uma vez que pode influenciar as crianças de uma forma negativa — dependendo do tipo de programa. Alguns programas irão expô-los a personagens que usam a violência para resolver seus problemas. Se você puder bloquear certos canais que apresentam programas com conteúdos chocantes, é aconselhável fazê-lo.

  5. Saiba mais sobre as pessoas que os seus filhos reverenciam. As pessoas que eles admiram podem ser celebridades ou atletas. Eduque-os sobre outras pessoas que você acredita que iriam definir um excelente exemplo de comportamento carinhoso e respeitoso.

  6. Trate seus filhos com respeito para que sejam capazes de retribuir esse comportamento. Algumas crianças tratam os outros como gostariam de ser tratadas. É importante demonstrar respeito igualmente aos seus filhos, para deixá-los conscientes de que eles, também, são respeitados. Tenha em mente que a hora de disciplinar seus filhos não indica falta de respeito a eles.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...