Como ensinar as crianças sobre o campo magnético

Escrito por kasandra rose | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar as crianças sobre o campo magnético
Dois ímãs afetam limalhas de ferro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ensinar as crianças pequenas sobre forças invisíveis desafia o professor e os alunos. Uma maneira de ensiná-las sobre campos magnéticos é mostrar o que o campo pode fazer. Os ímãs têm polos e o campo magnético emana de um polo e retorna ao outro polo. O campo magnético é o resultado de todos os momentos polares no interior do ímã, alinhando-se na mesma direção. Não importa como você corte ou quebre o ímã, cada peça é um ímã com o mesmo campo direcional como a peça original.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Duas barras de ímãs
  • Folha de papel
  • Limalhas de ferro
  • Caixa com pequenos ímãs de várias formas
  • Clipes de papel

Lista completaMinimizar

Instruções

    Demonstre um campo magnético

  1. 1

    Descreva o campo magnético invisível dentro de um ímã que puxa alguns outros metais, especialmente ferro. Reúna as crianças ao redor de uma superfície não metálica.

  2. 2

    Mostre aos alunos uma barra de ímã e demonstre como ela não tem efeito em objetos não metálicos, tais como um botão de plástico ou um lápis.

  3. 3

    Despeje algumas limalhas de ferro em uma folha de papel que esteja sobre uma superfície não metálica. Mova o ímã perto da limalha de ferro e mostre como a limalha é puxada para o ímã.

  4. 4

    Pegue um segundo ímã e demonstre para as crianças como a limalha se alinha entre os dois ímãs. Você poderá ter que balançar o papel para dar à limalha movimento suficiente para se alinhar bem.

  5. 5

    Discuta polaridade com as crianças, explicando-lhes que isso significa que a força magnética tem uma direção. Informe os alunos que todos os ímãs são dipolos, ou seja, todos têm dois polos: um positivo e um negativo.

  6. 6

    Afaste a folha de papel com a limalha de ferro e coloque um dos ímãs na superfície. Traga o polo positivo do ímã em sua mão para perto do polo negativo do ímã na mesa, mantendo os imãs juntos. Explique que polos de ímãs opostos atraem uns aos outros, mas que os polos iguais se repelem. Separe os ímãs e vire um ímã. Mostre às crianças que os dois imãs não atraem agora e, de fato, irão se repelir quando dois polos positivos se aproximarem um do outro. Gire o ímã sobre a mesa ao redor e repita a demonstração.

  7. 7

    Coloque o papel com a limalha de ferro de volta na mesa. Demonstre que ambas as extremidades do ímã atraem a limalha de ferro. Explique que é porque as limalhas de ferro não são magnetizadas e seus dipolos são randomizados e não alinhados na mesma direção. Isso significa que elas não têm polaridade.

  8. 8

    Dê a cada um dos alunos vários pequenos ímãs. Coloque um monte de clipes de papel sobre a mesa e deixe-os brincarem com os ímãs e os clipes de papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível