×
Loading ...

Como ensinar as crianças sobre Noé e o dilúvio

Atualizado em 17 abril, 2017

É importante ensinar para as crianças sobre as histórias contidas na Bíblia, bem como as lições que cada uma delas ensina. Uma dessas histórias conta sobre a arca de Noé e o dilúvio, que pode ser encontrada no livro Genesis, capítulo seis a oito. Os planos de aula para ensinar sobre a arca de Noé para as crianças precisam ser adequados à idade e caber no período de tempo que você selecionou.

Instruções

A arca de Noé é uma história excitante que as crianças vão amar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Leia a história da Bíblia. Para crianças mais velhas, é melhor ler o texto diretamente do livro, uma vez que elas serão capazes de entender a história e a linguagem. As crianças mais novas, no entanto, não entenderão a linguagem utilizada na Bíblia, portanto, é melhor parafrasear a história para elas. Você pode fazer isso por si só, comprar um livro sobre a arca de Noé ou procurar na internet por versões que outras pessoas criaram.

    Loading...
  2. Certifique-se de que as crianças entenderão cada parte da história, bem como a conclusão geral. Para fazer isso, pergunte a elas questões sobre a história que acabou de ler. Se tiver alguém que não a compreendeu completamente, repita a leitura, adicionando os detalhes necessários para melhorar a compreensão.

  3. Discuta a história com as crianças. Quando tiver certeza de que elas entenderam a história, peça para que digam o que acham que Noé sentiu quando Deus pediu para ele construir a arca. Pergunte como se sentiriam se Deus fizesse a mesma pergunta para elas. É possível também perguntar o que elas sentiriam se um de seus colegas de classe fosse escolhido para construir uma arca. Isso demonstrará como Noé foi tratado por seus colegas.

  4. Explique o porquê de Deus ter causado o grande dilúvio. Normalmente, esse é um conceito difícil para as crianças mais novas entenderem, mas esse é um componente essencial dessa aula. Use a linguagem e explicações adequadas á idade e peça para que algumas crianças repitam o que entenderam, utilizando suas próprias palavras.

  5. Inclua uma atividade apropriada à idade. Atividades práticas, como artes e artesanatos ou jogos, ajudam as crianças a guardarem o que aprenderam, além de adicionar um pouco de diversão à aula. Ideias de artes e artesanatos podem ser encontradas na internet ou você pode desenvolver as suas próprias. Páginas para colorir, artesanatos e caça-palavras envolvendo o tema "Arca de Noé" são ideias de atividades apropriadas para crianças.

  6. Ensine uma canção para as crianças. Existem várias músicas sobre a arca de Noé disponíveis na internet. Muitas delas estão definidas em tons já conhecidos pelas crianças, o que faz com que elas aprendam a letra mais facilmente. Para aulas mais longas, você pode pedir para que as crianças desenhem imagens de vários animais que Noé carregou em sua arca, e então, os alunos poderão desfilar pela sala enquanto cantam a história sobre a arca.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...