Mais
×

Como ensinar crianças de três anos a ler

Atualizado em 17 abril, 2017

A melhor maneira de instigar o amor à leitura em crianças é ler para elas, começando quando ainda forem bem pequenas. Assegure-se de sempre ter livros disponíveis que eles possam olhar sozinhas. Crianças de três anos podem começar a entender que as letras correspondem a sons e podem começar a aprender palavras simples. Tornar o aprendizado da leitura divertido e emocionante mantém a atenção, e não transforma o evento em algo cansativo e estressante.

Instruções

Você pode ajudar crianças jovens a desenvolver o amor pela leitura (Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images)
  1. Leia para seu filho periodicamente desde o nascimento. Deixe que ele veja que você lê livros sozinha também. Estabeleça uma hora diária de leitura na qual todos da família sentem juntos e leiam para os outros os livros que acharem interessantes. Isso mostra para a criança que ler é uma atividade prazerosa que todos podem praticar.

  2. Mostre à criança palavras simples dos livros que vocês leem juntos, Faça conexões simples entre letra e som. Crianças de três anos podem entender, por exemplo, que a letra "S" soa como um silvo, que é o som que as serpentes, fazem. A serpente se parece com a letra "S" e começa com essa letra também. Foque em duas ou três letras de uma vez e faça um jogo diário, um dia concentrando-se em palavras começando com "C" e "D" e outro com as letras "L" e "M", e assim por diante.

  3. Compre cartões básicos que tenham uma figura e uma letra por cartão. Comece com um para cada letra do alfabeto, usando palavras com uma ou duas sílabas que as crianças já conhecem. Mostre a letra "B" e uma figura de uma baleia, e a letra "D" e a figura de uma doninha, por exemplo. Repita essas conexões periodicamente durante o dia até que a criança consiga identificar o som da letra no início dessas palavras sem ajuda.

  4. Ensine à criança as famílias de palavras simples. Isso demonstra que diferentes sons correspondem a diferentes palavras. Mostre à criança uma listra de palavras -- rato, gato, pato, mato -- e ensine a consoante inicial de cada uma, mostrando uma figura correspondente. Aprender uma lista dessas palavras relacionadas é simples para a maioria das crianças e proporciona um sentimento de realização ao dominar "muitas" palavras novas.

  5. Encoraje a criança a "ler" para você. Deixe que comecem com histórias conhecidas, mesmo que só estejam recontando-as, eles começam a pensar que estão realmente lendo. Use livros fáceis de ler, como os livros rimados do Dr. Seuss, para encorajá-la a começar aprender palavras. A repetição é um fator chave no aprendizado da leitura, mas varie os livros periodicamente, para que as crianças não memorizem os sons de cada página.

  6. Encoraje seu filho a praticar a leitura em ambientes descontraídos enquanto vocês executam suas rotinas diárias. Mantenha as letras magnéticas na geladeira para que ele possa formar palavras enquanto você faz o almoço. Peça que soletre os nomes das frutas do mercado, as palavras nas placas de sinalização enquanto você dirige, ou as instruções de seu jogo preferido. Ligar a leitura a atividades diárias e elogiar o progresso ajudará a estabelecer que ler é uma atividade natural, prazerosa e recompensadora.

O que você precisa

  • Livros de palavras infantis simples
  • Cartões
  • Letras magnéticas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article