×
Loading ...

Como ensinar a diferença entre endotérmicos e exotérmicos

Atualizado em 17 abril, 2017

Um animal endotérmico é aquele cuja temperatura corporal se mantém a mesma, independentemente da temperatura que o rodeia, enquanto que a do corpo de um exotérmico se altera conforme a temperatura externa se altera. Os endotérmicos produzem calor corporal, e incluem animais como os humanos e os mamíferos. Já as cobras e os lagartos são dois exemplos de exotérmicos

Instruções

Para entender os exotérmicos e endotérmicos, você deve entender a diferença entre os animais de sangue quente e os animais de sangue frio (Reptile image by Sader from Fotolia.com)
  1. Defina um endotérmico como sendo um animal de sangue quente. Discuta alguns diferentes exemplos de animais desse grupo, como os mamíferos, e como suas temperaturas corporais se mantêm, independentemente da temperatura que os rodeia.

    Loading...
  2. Defina um exotérmico como sendo um animal de sangue frio. Discuta alguns exemplos diferentes de criaturas desse grupo, como as cobras, lagartos e peixes, e como suas temperaturas corporais se alteram quando a temperatura que os rodeia altera.

  3. Examine os diferentes modos utilizados pelos animais para a regulação de suas temperaturas corporais e manutenção dos processos corporais normais. Por exemplo, você pode discutir como criaturas de sangue quente mantêm sua temperatura interna queimando alimentos como combustível, e como nos mantemos frios através da transpiração ou até mudando nossa postura. Você também pode discutir como o pelo dos mamíferos pode mudar ao longo do ano, tornando-se mais grosso ou mais fino, dependendo da necessidade de isolamento térmico. A discussão também pode se centrar em como os animais de sangue frio convertem mais alimento em massa corporal quando comparados com os animais de sangue quente. Eles também são mais suscetíveis a tomar banhos de sol para se aquecerem e para acelerar o metabolismo.

  4. Peça para que os alunos criem uma lista de animais endotérmicos, como pássaros, elefantes, girafas e outros mamíferos.

  5. Peça para que os alunos criem uma lista de exotérmicos, como répteis, insetos, aracnídeos e anfíbios.

  6. Trace alguns benefícios e desvantagens de ser um animal de sangue quente, como os tremores, ou a necessidade maior de alimento do que as criaturas de sangue frio. Em seguida, faça o mesmo com os animais exotérmicos, falando sobre como eles não precisam de muito alimento e como são capazes de diminuir suas funções metabólicas durante os momentos de descanso ou hibernação.

  7. Faça um gráfico com várias temperaturas ambientais no eixo inferior e temperaturas corporais do eixo lateral. A linha representando a temperatura dos exotérmicos deve crescer, enquanto que a linha para a temperatura dos endotérmicos se manterá como uma reta constante.

  8. Faça um gráfico para mostrar como os animais necessitam de energia para manter a temperatura corporal, e como isso envolve o consumo de oxigênio. O consumo de oxigênio deve estar no eixo lateral, e as temperaturas ambientais no eixo inferior. A linha representando os endotérmicos deve cair, enquanto que a dos exotérmicos deve começar reta e, em seguida, curvar-se para cima.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...