×
Loading ...

Como ensinar o drible para crianças de oito anos aprendizes de futebol

Atualizado em 21 julho, 2017

O drible é uma das habilidades mais fundamentais que devem ser ensinadas a jogadores de futebol. Trata-se de conduzir a bola no espaço, desviando-se dos jogadores adversários a fim de atacar ou manter a posse da bola. Ensinar essas habilidades para os jogadores mais jovens é importante, pois quanto mais cedo eles aprenderem melhor eles se tornarão.

Instruções

Criança driblando outra (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Comece sem pressão. Os jogadores precisam aprender a manipular a bola naturalmente. Faça-os se moverem livremente em uma área, conduzindo a bola com a parte lateral de suas chuteiras, pé esquerdo e pé direito. Ensine-os a utilizarem o exterior e o interior de seus pés para mudar a direção da bola. Em seguida, trabalhe no uso da sola dos pés para parar a bola e trazê-la para trás.

    Loading...
  2. Use cones para criar uma leve pressão. Faça os jogadores driblarem a bola passando por uma série de cones, de movimentos retos a ziguezagues. Isto cria um elemento de pressão que não envolve os jogadores reais. Coloque os cones separados por 4,5 m e reduza os espaços à medida em que os jogadores forem melhorando. Apresente dribles específicos de cones, como o corte para dentro, o pull-back e o corte para fora.

  3. Pratique partidas de 1x1. Isto irá desenvolver a capacidade de um jogador para driblar um atacante ou manter a posse de bola. Faça os jogadores mudarem de direção sob pressão, driblar os defensores que se aproximarem e driblar os defensores que estiverem correndo ao seu lado. Isso ajuda a desenvolver a consciência situacional em momentos de jogada de 1x1. Estabeleça um ponto de gol para que o jogador desenvolva o chute a gol durante o drible.

  4. Pratique jogadas de 4x4 para desenvolver drible em equipe. Uma configuração de 4x4 é um bom meio para ensinar habilidades de drible para crianças de oito anos. Monte jogadas em linha, onde os pontos são marcados para driblar mais de uma linha de fundo a fim de manter o foco no drible. Não há nenhuma necessidade nessa idade de expandir times para além 4x4, então tente montar jogos em que os atacantes e defensores tenham que driblar algum jogador antes de conseguir chutar a bola para o gol para desenvolver a habilidade.

  5. Treine os jogadores quanto à mecânica de dribles. Os movimentos e posturas incluem pequenos toques, um toque a cada passo, superfície adequada do pé na bola, cabeça para cima para ver o campo, movimentação no espaço, truques e movimentos fingidos para enganar os defensores.

Loading...

O que você precisa

  • Jogadores
  • Bolas
  • Cones
  • Moedas

Recursos

Loading ...
Loading ...