on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar a escrever um texto comparativo

Atualizado em 23 março, 2017

Escrever textos comparativos é um bom exercício para ajudar crianças que estão no fim do primeiro segmento do ensino fundamental e no começo do segundo a entenderem um determinado assunto com mais clareza e a trabalhar a habilidade de escrita. Uma boa maneira de ensinar o formato do texto comparativo é demonstrar o processo dele para os alunos e deixar que eles aprendam na prática, fazendo uma atividade sobre essa matéria por conta própria. Dessa forma, os alunos têm uma boa oportunidade de "juntar as peças" para construírem o conhecimento e aprenderem como escrever.

Instruções

Mostrar um modelo de texto comparativo ajuda os alunos a compreender como ele é construído (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha assuntos que sejam do interesse dos alunos e comece uma discussão os comparando e contrastando. Convém escolher mais de um tema e, depois, dividir a turma em pequenos grupos baseado em qual deles os alunos querem discutir. Dessa forma, cada aluno terá um pouco mais de autonomia e poderá discutir o assunto que mais lhe desperta o interesse, em vez de ser forçado a discutir algo que não quer.

    Loading...
  2. Desenhe um diagrama de Venn no quadro. Esse diagrama é uma representação visual de semelhanças e diferenças, por meio de dois círculos que se sobrepõem parcialmente. Isso ajudará os alunos a visualizarem o assunto em questão e mostrará as semelhanças e diferenças, que são os principais elementos de um texto comparativo. Usando um dos temas do brainstorming feito em grupos, preencha o diagrama com contribuições dos alunos, colocando as semelhanças na parte que está sobreposta e as diferenças nas partes que não estão. Repita o processo conforme for necessário ou peça para os grupos preencherem seus próprios diagramas.

  3. Peça para cada aluno escrever um rascunho em forma de anotações ou de texto baseado no brainstorming. Deixe eles fazerem isso sozinhos, mas oriente-os para garantir que eles estão no caminho certo e que têm um planejamento lógico e coeso, que mostra as semelhanças e diferenças do tema.

  4. Quando você estiver satisfeito com os planejamentos, peça para cada aluno escrever o texto. Nessa etapa, eles já terão uma boa compreensão do que é uma comparação, então só precisarão colocar as ideias no papel.

  5. Se quiser, peça para eles escreverem uma versão final.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Quadro

Referências

Loading ...
Loading ...