Como ensinar escrita cursiva para crianças canhotas

Escrito por marianne luke | Traduzido por paola chan
Como ensinar escrita cursiva para crianças canhotas
Ensinar para crianças canhotas a escrita cursiva é um processo diferente, mas não é impossível (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ensinar crianças canhotas a fazer escrita cursiva não é mais difícil do que ensinar às crianças destras, é apenas um processo diferente. Pode ser difícil para uma criança canhota visualizar o que ela está escrevendo quando sua mão esquerda sobre o que ela acabou de escrever, enquanto uma criança destra pode ver o progresso de sua escrita à esquerda da sua mão direita. Neste caso, o posicionamento tradicional do lápis e do papel são prejudiciais. Folhas de caligrafia para canhotos, nas quais a letra cursiva para cópia fica do lado direito, onde a criança pode vê-la -- ao invés de ficar do lado esquerdo, onde a mão da criança cobriria a letra -- podem ajudar a criança canhota a aprender a escrever com pouca ou nenhuma dificuldade.

Instruções

  1. 1

    Coloque os alunos canhotos em mesas para canhotos e os alunos destros em mesas para destros, se essas mesas estiverem disponíveis. Um aluno canhoto não conseguirá escrever direito em uma mesa para destros porque seu braço direito, que deveria ficar apoiado enquanto ele escreve, não terá um apoio disponível. Analogamente, seu braço esquerdo, que ele usa para escrever, será atrapalhado pelo apoio de braço.

  2. 2

    Distribua folhas de caligrafia para canhotos para os alunos canhotos e folhas para destros para os alunos destros. As folhas de caligrafia para canhotos têm instruções e letras para praticar exibidas do lado direito, onde a mão dos alunos não as cobre enquanto eles escrevem. Algumas folhas de caligrafia estão disponíveis na seção de recursos.

  3. 3

    Ensine a posição da caneta para a mão esquerda, bem como a posição para a mão direita. Na posição para a mão esquerda, o antebraço se apoia na mesa e a mão se apoia no dedo mindinho. O punho deve ficar ligeiramente dobrado para trás e o polegar deve segurar o lápis pelo lado direito, com o dedo indicador segurando o lápis pelo lado esquerdo. O lápis deve se apoiar no dedo médio e ele deve ser segurado cerca de 4 cm acima do normal. O punho não deve enganchar.

  4. 4

    Ensine a posição do papel para canhotos, bem como a posição para destros. Ao escreve em cursivo, o papel da criança canhota deve ser virado para a direita ao invés de para a esquerda. Um truque que pode ser usado para alunos que não conseguem segurar o papel na posição correta é prender o papel à mesa com fita adesiva na posição correta.

  5. 5

    Chame cada aluno para praticar no quadro negro. Isso permitirá que você monitore a técnica de escrita do aluno canhoto sem chamar atenção só para ele. Escrever no quadro permite que os canhotos movimentem o braço livremente, fazendo com que seja mais fácil para você perceber e corrigir erros de escrita. Preste bastante atenção ao erro comum dos canhotos, que é reverter as letras "d" e "b" e também "p" e "q".

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível