Mais
×

Como ensinar escrita cursiva às crianças

Atualizado em 21 março, 2017

Ensinar escrita cursiva às crianças é um importante rito de passagem dentro da esfera da educação. Embora esta escrita possa não ser tão utilizada quanto costumava ser, as crianças ainda irão precisar dela no futuro, para assinar seus nomes em documentos legais e outros documentos que surgirem à medida que envelhecerem. Embora o processo possa ser frustrante para algumas crianças, você pode ajudar a torná-lo divertido e simples.

Instruções

Aprender a escrita cursiva é um passo importante para crianças (Alphabet : écriture script et cursive, majuscules et minuscules image by Unclesam from Fotolia.com)
  1. Escreva o alfabeto em letras de forma com as respectivas letras cursivas ao lado, como uma primeira referência para a classe. Use uma régua para fazer três linhas, o tipo com as partes superior e inferior que as crianças costumam usar para aprender letras cursivas.

  2. Mostre aos alunos um de cada vez como fazer cada letra, mostrando-lhes aonde você começa nas linhas e como você faz as letras. Isto deve dar aos alunos uma ideia de como escrevê-las.

  3. Pendure na sala um cartaz, que pode ser comprado em praticamente qualquer loja de materiais para professores, com ambas as formas de forma e cursiva para lembrar aos alunos a aparência de cada letra se eles se confundirem. Alguns cartazes possuem também setas, lembrando às crianças por onde começar e qual caminho seguir com seus lápis para formar a letra.

  4. Desafie os alunos a lerem palavras escritas em letras cursivas, ou dizer o nome das letras sem ver sua correspondente letra de forma. Isto irá acostumá-los ao desenho das letras e palavras.

  5. Dê aos alunos folhas com instruções sobre letras cursivas. Elas estão disponíveis em muitas lojas de materiais para professores e também na internet. Estas folhas geralmente focam em uma letra por vez.

  6. Peça aos alunos que pratiquem cada letra sem as instruções, quando eles estiverem prontos. Não tenha medo de sentar-se ao lado de cada criança e ajudá-las a criar suas letras, pegando suas mãos e manipulando-as para formá-las, a fim de que elas tenham a sensação de escrevê-las. Você também pode sentar-se ao lado das crianças e mostrar-lhes uma a uma ou individualmente como fazer as letras de perto se elas ainda estiverem confusas.

  7. Peça aos alunos para começar a escrever pequenas palavras, soletrando-as individualmente em letras cursivas. Conforme elas se tornarem mais avançadas, peça que façam todos os exercícios em letras cursivas.

Dicas

  • Cada criança aprende no seu próprio ritmo e algumas delas simplesmente não são boas em exercícios de caligrafia. Certifique-se que os alunos não comparem sua escrita com a dos outros. Em vez disso, elogie aquilo que as crianças fizerem corretamente e tente sempre orientá-las a melhorar.

O que você precisa

  • Quadro negro ou lousa
  • Giz ou caneta para quadro branco
  • Cartaz com letras cursivas
  • Folhas com instruções
  • Papel pautado com três linhas e uma linha pontilhada no meio
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article