×
Loading ...

Como ensinar a escrita cursiva para crianças do ensino pré-escolar

Atualizado em 17 abril, 2017

Ensinar letras cursivas para crianças e prepará-las para escrever no ensino pré-escolar é algo crucial para ajudar os estudantes a serem excelentes escritores e leitores futuramente. Muitas vezes, a letra cursiva e a letra de forma são ensinadas ao mesmo tempo. Em alguns casos, as crianças podem preferir a escrita cursiva por acharem os círculos e as linhas onduladas mais fáceis do que uma linha reta perfeita na letra de forma. O melhor jeito de ensinar as crianças a escreverem com cursivas é criando práticas, planilhas e atividades divertidas e revelantes para seus estudantes.

Instruções

Desenhar é uma excelente forma para ensinar as crianças a escreverem em letra cursiva (David Sacks/Lifesize/Getty Images)
  1. Estabeleça um cronograma para ensinar os estudantes a escreverem com letra cursiva. Para estudantes avançados em uma classe pequena ou para um pai ou uma mãe com um estudante, uma palavra pode ser dominada todos os dias ou a cada semana. Conjuntos de letras podem ser estudados com o objetivo de praticar todas elas antes do fim do semestre ou do ano escolar.

    Loading...
    Letra cursiva (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Planeje atividades interessantes e divertidas para que cada linha e letra sejam dominadas. Por exemplo, praticar ondas e círculos pode fazer ser boas lições para se aprender a escrita cursiva. Atividades com ondas podem incluir a leitura um livro sobre oceanos para a sala, e então pedir para as crianças traçarem as ondas em um papel grande com linhas.

    Ondas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  3. Adicione artesanatos, canções, música, arte e atividades físicas que estão relacionadas com a aprendizagem de escrever as linhas e as letras às suas lições. Artesanatos permitem que as crianças se familiarizem com as diferentes letras para que possam reconhecê-las visualmente. Canções, música, arte e atividades físicas envolvem os alunos cinestésicos, o que normalmente inclui a maior parte das crianças e dos adultos.

    Adicione artesanatos, canções, música, arte e atividades físicas (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Imprima todas as planilhas para cada linha — linhas retas, linhas inclinadas, círculos, ondas — e letras do alfabeto em cursiva para a classe. Considere imprimir duas planilhas em um lado da folha produzindo quatro planilhas em uma folha frente e verso se as linhas forem largas o suficiente para as crianças usarem.

    Imprima todas as planilhas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  5. Crie um gráfico ou rubrica para cada aluno para permitir que eles ganhem um visto, estrela, um sorriso ou um adesivo para o domínio de cada linha, letra, planilha e atividade.

    Sorrisos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  6. Faça as lições e atividades com os alunos. Enfatize suas linhas "corretas" ou "certas". Estimule os estudantes para continuarem praticando. Depois de dominar as lições — lições de desenhar (traçar linhas em desenhos é divertido para aprender a escrever com letras cursivas para crianças ), prática de linhas, lições de letras — dê para cada aluno um certificado de conclusão impresso.

    Desenhos ajudam a criança a aprender a escrever com letra cursiva (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Lembre-se, os estudantes precisam reconhecer a letra antes de conseguirem copiar, praticar ou dominar a letra. Você pode ensinar a escrita cursiva e a de forma ao mesmo tempo.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...