on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar estratégias de soma a crianças autistas

Atualizado em 19 julho, 2017

Pode ser difícil para as crianças com autismo compreender certos conceitos matemáticos e, para os educadores, encontrar maneiras confiáveis de ensinar essa matéria pode ser complicado ou desafiador. Descobrir como cada criança aprende e processa informações é fundamental ao introduzir novos assuntos. A maioria das crianças autistas é aprendiz visual, e usar materiais matemáticos manipuláveis ​​ou incorporar aos planos de aula objetos com os quais os alunos estão familiarizados pode ajudá-los a compreender soma básica.

Instruções

Ensinar a crianças com autismo pode ser desafiador, mas existem algumas técnicas que podem ajudar (numbers image by Amer Delibasic from Fotolia.com)

    Tocando

  1. Coloque grandes números impressos na frente do aluno. É importante que a criança veja pontos exatos no número que possam ser tocados.

    Loading...
  2. Instrua a criança a tocar o número com o lápis a mesma quantidade de vezes do valor do número. Para o número um, ela tocará uma vez, para o dois, duas vezes e assim por diante.

  3. Peça para a criança tocar todas as vezes o mesmo local nos números. O segredo é a repetição. Você pode criar o seu próprio molde ou referir-se a recursos profissionais.

  4. Peça para a criança tocar certos locais duas vezes nos números mais elevados, onde não há muito espaço disponível. Por exemplo, mande-o tocar na parte superior esquerda do número sete apenas uma vez; no canto superior direito, duas vezes; no meio da perna, duas vezes e a parte inferior da perna outras duas para um total de sete vezes.

  5. Repita o processo; isso o enraizará no cérebro da criança e a permitirá "sentir" o valor de cada número. Ele é semelhante ao braille nessa forma. A criança então só terá que aprender o significado de cada símbolo para as operações.

    Relacionando

  1. Forneça à criança um problema oral que inclua imagens de algo que ela gosta. Se ela gostar de futebol, use fotos de bolas de futebol ou luvas de goleiro. Essa abordagem pode ser usada para todos os alunos, mas os autistas em particular respondem melhor a esse método.

  2. Crie problemas orais para o aluno incorporando essas fotos. Tente usar várias imagens e situações que a criança prefira ou compreenda.

  3. Volte para os números depois de usar fotos e mostre à criança a relação entre o número três, por exemplo (que ela pode perceber como uma linha ondulada), e o futebol. Contextualize a importância dos números na camisa dos jogadores para identificá-los em um jogo de futebol.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Problemas de soma com imagens
  • Imagens de números grandes

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...