on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar flauta doce para crianças

Atualizado em 23 março, 2017

A flauta doce é um instrumento musical da família dos sopros, e pode ser soprano, alto e tenor. Talvez você se lembre da flauta das aulas de música no ensino fundamental, afinal, ela é usada como meio de introdução ao mundo da música. Elas são ideais para ensinar às crianças o básico de teoria e prática musical, por serem simples de aprender e fáceis de usar para demonstrar leitura à primeira vista e habilidades auditivas. A flauta de plástico foi criada no século 20 e é o mais popular instrumento didático para crianças. Aqui estão alguns métodos simples para ensinar crianças a tocarem.

Instruções

A flauta doce é a porta de entrada para o mundo da música (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Escolha flautas de plásticos coloridas, para manter o interesse das crianças. Um instrumento caro não é necessário quando você quer apenas ensiná-las o básico. Com o tempo, as que mantiverem interesse mudarão para uma flauta mais cara.

    Loading...
  2. Em primeiro lugar, ensine noções básicas de música. Comece pelo básico sobre partitura, que é constituída por cinco linhas e quatro espaços. Aqui é anotada a música de flauta doce. Use siglas e frases para ensinar as notas referentes às linhas e espaços. Fá, Lá, Dó e Mi são as notas dos espaços, e Mi, Sol, Si, Ré e Fá são as notas das linhas. Tente criar frases que te façam lembrar onde as notas estão posicionadas. Esse é um método fácil para usar com crianças, para elas reconhecerem as notas facilmente.

  3. Use uma imagem com o dedilhado para a criança se familiarizar com o local das notas, na flauta, em relação à partitura. Você pode comprar revistas que tenham os dedilhados em seu conteúdo em qualquer loja local de música. Muitas flautas, ao serem compradas, vêm com esses livros. Outra opção é usar recursos online interativos para crianças, para ajudar com a posição dos dedos (veja Recursos).

  4. Use partituras simples para ensinar às crianças a leitura à primeira vista e a tocar melodias. Você pode consegui-las em uma loja local de música ou consultando um dos milhares site online, com suas fontes inesgotáveis de partituras para flauta, separadas por idade (veja Recursos). Grande parte desse material é grátis. Reproduzir músicas conhecidas é o melhor jeito de ensinar crianças a tocar a flauta doce, então, tire vantagem desse recurso.

Loading...

O que você precisa

  • Flauta doce
  • Músicas fáceis para flauta doce

Recursos

Loading ...
Loading ...