Como ensinar frações para a terceira série

Escrito por michelle brunet | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar frações para a terceira série
Ensine frações para alunos de terceira série usando vários estilos de ensino (Vintage railway distance sign or marker image by pablosphotos from Fotolia.com)

Alunos costumam ser apresentados às frações na segunda série. Se você está dando aula para a terceira série este ano, comece revisando conceitos que seus alunos devem ter aprendido no ano anterior, como a representação visual de frações básicas, a comparação de frações simples e os termos numerador e denominador. Depois de uma breve revisão, guie seus alunos por um estudo mais avançado das frações, incluindo ordenar frações, frações equivalentes, adicionar e subtrair frações. Use abordagens de ensino diferentes, incluindo demonstrações no quadro, atividades experimentais com manipuláveis, planilhas e jogos, para que todos os alunos tenham mais chances de compreender esta grande área do conteúdo de matemática.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Doces
  • Embalagens de sanduíche
  • Frações manipuláveis (círculos e retângulos)
  • Planilhas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça a revisão do que os alunos devem ter aprendido na série anterior sobre frações desenhando um círculo e dividindo entre quatro pedaços iguais no quadro. Preencha um dos pedaços com cor e pergunte se alguém sabe qual é a fração representada.

  2. 2

    Escreva a resposta correta, 1/4, no quadro e pergunte aos alunos se eles se lembram quais são os nomes dados ao número de cima e ao número de baixo. Eles devem responder numerador e denominador, respectivamente.

  3. 3

    Distribua uma embalagem de sanduíche com doces pequenos de cores diferentes para cada aluno. Diga o nome de uma cor e pergunte a vários alunos qual é a fração de seus doces que aquela cor representa. Confia com cada um para ver se eles contaram o número total de doces e a fração corretamente.

  4. 4

    Apresente o conceito de fração equivalente distribuindo frações manipuláveis retangulares, como aquelas disponíveis no site Kitchen Table's Math.

  5. 5

    Peça que os alunos coloram cada barra com uma cor diferente. Assim na representação do inteiro, uma peça seria de uma cor, na representação da metade, cada metade será de uma cor, e assim por diante.

  6. 6

    Demonstre aos alunos como determinar frações equivalentes com suas frações manipuláveis, uma vez que estiverem cortadas. Use seu próprio conjunto de frações ou desenhe algo parecido no quadro. Por exemplo, pergunte aos alunos quantos quartos, 1/4, cabem em uma metade, 1/2. Os alunos devem responder "dois", significando que um meio equivale a dois quartos - 1/2 e 2/4 são frações equivalentes.

  7. 7

    Repita este processo de determinar frações equivalentes com toda a turma ao menos 10 vezes; distribua uma planilha seguinte para que os alunos trabalhem.

  8. 8

    Ensine aos alunos como ordenar frações em uma linha numérica e como determinar quais valem mais usando os mesmos manipuláveis. Por exemplo, os alunos podem determinar que 2/3 é maior do que 1/2 colocando duas partes de 1/3 (1/3 1/3) embaixo de uma parte de 1/2. Mostre também que se o numerador e o denominador das frações for o mesmo, a fração é sempre igual a um inteiro ou 1. Dê aos alunos mais uma planilha.

  9. 9

    Ensine-os como adicionar e subtrair frações que tenham o mesmo denominador. Diga para adicionarem ou subtraírem os numeradores e deixar o denominador como está. Por exemplo, um quarto mais dois quartos é igual a três quartos: 1/4 + 2/4 = 3/4. Faça demonstrações no quadro e com os manipuláveis e depois dê exercícios.

  10. 10

    Permita que os alunos pratiquem suas novas habilidades aprendidas jogando jogos individuais ou em grupo. Dê como dever de casa dez minutos de jogo online de frações ou para um aluno que tenha terminado suas atividades em sala de aula adiantado. Organize uma gincana de frações escondendo cartas de frações equivalentes pela sala de aula, ou uma competição em time onde os jogadores tentam resolver os problemas envolvendo frações em menor tempo.

Dicas & Advertências

  • Desde o início do estudo de frações, é uma ideia boa chamar as frações por seus nomes comuns, como "um terço" ao invés de "um sobre três", ou "um meio" ao invés de "um sobre dois".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível