Como ensinar gramática de maneira prática

Escrito por mike johnson | Traduzido por mariana nicolau
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar gramática de maneira prática
Aprender gramática é difícil para alguns alunos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A gramática é geralmente apresentada do primeiro ao sexto ano. Para tornar o ensino da gramática mais fácil e agradável para os alunos, use atividades práticas na sala de aula, que envolvam trabalho em equipe, jogos, projetos de arte e competições para manter os alunos envolvidos e interessados em todas e cada atividade.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Crie um jogo de combinações para ensinar os substantivos compostos aos alunos. Escreva palavras na carta índice que possam ser combinadas para criar novas palavras, como "sol", "flor", "pé", "beijo", "gira" e "moleque". Coloque os estudantes para trabalhar em pequenos grupos para ver quantas palavras compostas eles conseguem fazer, por exemplo girassol, pé-de-moleque e beija-flor.

  2. 2

    Peça que os alunos criem suas próprias tirinhas para ensinar as regras de pontuação. Junte histórias em quadrinhos apropriadas para a idade deles no jornal para usar como exemplo. Forneça materiais de arte, como papel, lápis e canetinhas, para que criem seus próprios personagens e diálogos para as tirinhas, usando a pontuação corretamente.

  3. 3

    Ponha etiquetas em caixas com as partes do discurso - substantivos, pronomes, verbos, adjetivos, advérbios, conjunções, preposições e interjeições. Adicione cartas em cada caixa com exemplos de uma parte do discurso escrita nelas. Por exemplo as palavras monstro, mesa e tigela em substantivos e cantar, pular e descansar nos verbos. Separe os alunos em pequenos grupos e instrua cada um a escolher várias cartas de cada caixa aleatoriamente. Peça que eles criem frases com as cartas que pegaram e atuam a frase para a turma ou a desenhem.

  4. 4

    Entregue jornais aos alunos. Coloque-os para trabalhar em pequenos grupos para identificar várias partes do discurso em artigos e propagandas. Peça que procurem por substantivos simples, próprios e compostos, por exemplo. Marque no relógio e dê quinze minutos a cada grupo para encontrar e escrever as palavras; o grupo que encontrar mais palavras corretas dentro do tempo estipulado ganha.

  5. 5

    Forneça uma variedade de papéis, canetas, cola, glitter, penas, fitas, tinta ou papel de seda. Ofereça uma lista de adjetivos abstratos - como lindo, assustador e selvagem - e peça que os alunos criem uma imagem que reflita o significado de uma dessas palavras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível