Mais
×

Como ensinar hidroginástica para idosos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como ensinar exercícios aeróbicos na água para idosos. A hidroginástica é o tipo perfeito de exercícios para todas as idades; mas é especialmente benéfico para os idosos. Ela proporciona uma malhação estimulante que combina coordenação e movimento com treinamento de força de resistência, mas sem impactos estressantes nas articulações. Se você é um professor de ginástica e gostaria de ser capaz de oferecer essa atividade para os seus alunos maduros, tire um momento para aprender como ensiná-los a hidroginástica.

Instruções

A hidroginástica é um ótimo exercício para idosos (Image Source/Photodisc/Getty Images)

    Aprenda como ensinar hidroginástica para idosos

  1. Consiga a sua certificação central de instrução para hidroginástica, se você ainda não tiver feito isso. Essa certificação permite que você ensine hidroginástica para o público em geral e é o primeiro passo necessário para se tornar qualificado para dar aulas para idosos.

  2. Estude a aplicação dos movimentos na teoria e na prática, Cinesiologia, dinâmica da água e métodos de treinamento para obter sua certificação para dar aulas de hidroginástica para idosos. Note que você deve também ter o treinamento e a certificação de RCP (Reanimação Cardio-pulmonar).

  3. Demonstre sua habilidade para aplicar seu treinamento para um grupo específico da população como os idosos. Você deverá ilustrar seu entendimento de objetivos de segurança, como condições físicas (como artrite) impactam o corpo e como aplicar a metodologia 'aquática ancorada' para ensinar idosos.

  4. Mantenha sua rotina de hidroginástica para idosos alegre e atraente, mas com baixo impacto. Os idosos se beneficiam dos exercícios de resistência que incluem caminhar e dançar, por exemplo, mais do que dos movimentos com pulos. Na verdade, estudos mostraram que o treinamento intenso na água pode melhorar significativamente o tônus muscular, a saúde cardíaca e até mesmo diminuir os níveis de colesterol em idosos.

  5. Incentive seus alunos a participarem de iniciativas de exercícios físicos e recomendações da hidroginástica para idosos oferecida pela American Association of Retired Persons, ou AARP (veja Recursos abaixo). Essa informação é especialmente útil para aqueles que entraram na hidroginástica por vontade própria.

Dicas

  • Uma razão que faz com que a hidroginástica seja uma atividade física ideal para idosos é o fato de que a água suporta o peso do corpo e ainda, devido à sua densidade, proporciona resistência suficiente para promover treinamento muscular intenso ao mesmo tempo.

Aviso

  • A empresa que contratá-lo para dar aulas de hidroginástica para idosos pode exigir que você verifique se seus alunos estão fisicamente aptos para esse tipo de atividade na água, recolhendo um atestado médico de cada participante.

O que você precisa

  • Certificação de instrução para hidroginástica
  • Certificação especializada, se exigida
  • Grupo de idosos entusiasmados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article